Vitamina D: os reais benefícios!

A vitamina D virou uma espécie de hit nos consultórios das mais diferentes especialidades, todos os médicos parecem querer saber como anda a sua, a minha, a nossa dosagem de vitamina D. Mas por quê? Você sabe para que serve esta vitamina e onde é possível encontrá-la? Entenda aqui um pouco sobre a vitamina D e veja quais são os seus benefícios para a saúde!

Sol e óleo de fígado de bacalhau: lembram-se dos conselhos da vovó?

“Olha esse menino está muito magrinho, pálido, é melhor tomar um solzinho e uma colher de óleo de fígado de bacalhau antes do almoço, do contrário vai ficar raquítico!” Quem tem mais de 50 anos certamente já passou pelo “perrengue” de engolir o tal óleo, cujo gosto é… digamos… marcante!

Conselho com cunho médico

Estes conselhos estavam amparados num conhecimento médico surgido no século XIX de que o sol e o óleo de fígado de bacalhau eram excelentes para evitar uma doença que, comumente, acometia as crianças que naquele então migravam do campo para a cidade: o raquitismo.

Ainda no século XIX, médicos ingleses fizeram um estudo com pacientes que sofriam de tuberculose, dividindo-os em 2 grupos: um tratado com óleo de fígado de bacalhau e outro, apenas com cuidados gerais. Os resultados mostraram que o grupo tratado com o óleo teve uma taxa de mortalidade bem menor.

E até meados do séc. XX, quando foram descobertos medicamentos específicos para tratar a tuberculose, a prescrição médica era sol nas montanhas e óleo de fígado de bacalhau. O que eles têm em comum? Vitamina D que ajuda o organismo a ficar mais forte e melhora a resposta do sistema imunológico.

Onde encontrar a vitamina D?

O organismo produz aproximadamente 90% da vitamina D de que precisamos, o restante vem da dieta.
Além do óleo de fígado de bacalhau (de longe a fonte mais rica), é possível encontrar a vitamina D em peixes como sardinha, atum e salmão, gema de ovo e cogumelos. Para quem recebe a prescrição médica, embora ela não seja necessária para comprar o produto nas farmácias, existem os comprimidos de vitamina D industrializados.
Mas não esqueça desse importante detalhe: A exposição ao sol diariamente é extremamente importante! Sem o sol, não sintetizamos a vitamina D.

vitamina d

Por que estão falando tanto na vitamina D?

Pesquisas recentes revelaram que a maioria das células do corpo contém receptores para vitamina D e foi esta premissa que serviu de base para uma série de outros estudos que seguiram basicamente 2 vertentes: uma relacionando a baixa dosagem de vitamina D no organismo com uma série de doenças, além daquelas já reconhecidas como o raquitismo e a osteoporose em idosos.

A outra vertente defende o emprego da vitamina na prevenção de asma, alzheimer, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, entre outras.

O que fazer para saber seus níveis de vitamina D, então?

Procurar o seu médico e tirar todas as dúvidas sobre a sua dosagem de vitamina D, um simples exame de sangue solicitado por ele revelará como anda a sua.

O que fazer para aumentar seus níveis de vitamina D?

Basta usar o método natural muito eficiente: expor braços e pernas ao sol por uns 15 minutinhos, todos os dias. Quem tem a pele negra tem mais dificuldade para sintetizar a vitamina, por isso precisa de uma exposição ao sol mais prolongada. Ah, escolha um horário em que o sol esteja suportável! E só use a vitamina D em cápsulas se o seu médico prescrever após analisar os seus exames!

Vitamina D Reais Beneficios

Sabe como está a sua vitamina D? Conte pra gente!

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