Vídeo: Como prevenir e controlar as traças naturalmente

Minha Casa Sempre Ecológica ->
Comprar Sustentável

Você pediu e o Lar Natural atendeu: mais opções naturais de como eliminar traças! Desta vez com direito a vídeo mostrando as soluções para prevenir e controlar esta praga urbana, digamos, inconveniente! Assista, curta, comente e compartilhe este vídeo!

Veja o vídeo com nossas dicas

Tipos de traça

Sabia que este bichinho não ataca somente a área do guarda-roupa? Segundo o Instituto Biológico de São Paulo, as traças podem infestar roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos e uma série de alimentos e produtos manufaturados ou não.

Nas áreas urbanas é possível encontrar facilmente 3 tipos de traça: as conhecidas como traças dos livros (parecem peixinhos prateados), que na fase adulta podem viver até 4 anos e são da ordem Thysanura, e as traças das roupas e de alimentos armazenados, da ordem Lepidoptera. A traça das roupas, por exemplo, passa por uma metamorfose completa, resumidamente este seria o ciclo: do ovo nasce a lagarta (a fase jovem da tracinha), a qual depois se transforma em pupa e na vida adulta, fase reprodutora, vira uma mariposa… hum romântico, né? Brincadeira!

Dicas para prevenir e controlar as traças naturalmente

  1. A ordem é o monitoramento constante: evite o acúmulo de papéis velhos, sane os pontos de umidade, a traça adora local escuro e úmido, use o aspirador de pó para limpar a casa, antes de passar a vassoura e inspecione periodicamente roupas, tapetes e livros.
  2. Nos pontos mais suscetíveis ao aparecimento da traça, aplique um pano umedecido em uma mistura em partes iguais de água e vinagre de álcool, com algumas gotinhas de óleo essencial de capim-limão ou cravo. Em seguida seque bem. Ao fazer isto em armários e gavetas, espere alguns minutos antes de recolocar as peças de roupa no lugar e fechar o armário.
  3. Coloque as roupas atacadas em sacos plásticos e leve ao freezer por alguns dias para matar os ovos e as traças infestantes. Depois lave as peças normalmente.
  4. Na hora de passar a roupa, borrife sobre as peças um pouco de água misturada a algumas gotas de óleo essencial de lavanda. Aqui a gente misturou 30 gotas em 1 litro de água. A sua roupa vai ficar cheirosinha, mas este perfume vai espantar as traças.
  5. Coloque na estante de livros, nos armários e gavetas sachês de diferentes tipos: podem ser de folhas secas de capim-limão, cravo da Índia, flores secas de alfazema. Você também pode usar uma bolinha de cedro.
  6. Por último para se proteger contra as traças que podem infestar a sua cozinha e contaminar os ingredientes culinários com as suas fezes, fragmentos do próprio corpo e os característicos fios de seda, guarde os alimentos em potes fechados, de preferência, de forma hermética. É importante descartar os alimentos que estiverem contaminados com as traças. 

Implemente estas medidas na sua casa e depois conte pra gente os resultados.

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por