Veja os alimentos ricos em proteína vegetal

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40% da massa seca do organismo é composta por proteínas. Por isto é importante incluir na dieta alimentos ricos em proteínas de boa qualidade! As proteínas são responsáveis por diversas funções, desde a reparação de tecidos musculares até o combate a infecções.  Para você que é vegetariano ou não, veja aqui uma lista de alimentos ricos em proteína vegetal que podem trazer mais qualidade à sua mesa! 

O que são as proteínas?

São compostos formados a partir de 20 aminoácidos, responsáveis pela criação e a manutenção celular, bem como pela metabolização dos alimentos. Alguns desses aminoácidos podem ser criados pelo nosso próprio corpo, no entanto outros conhecidos por essenciais devem ser obtidos a partir dos alimentos.

É possível dizer que quase todos os alimentos possuem proteínas e àqueles que têm uma boa quantidade de aminoácidos são chamados de alimentos de proteína completa.

Proteína de origem Vegetal

Em geral, os alimentos de origem animal possuem todos os aminoácidos essenciais e por isso são considerados boas fontes de proteína, no entanto há vegetais considerados ótimas fontes de proteína e se combinados corretamente formarão a proteína completa, vamos conhecê-los?

  • Quinoa
  • Soja
  • Feijão 
  • Arroz
  • Grão de bico
  • Lentilha
  • Chia
  • Vegetais verdes escuros
  • Batata inglesa
  • Amaranto
  • Trigo sarraceno

Misturar as fontes de proteína

A ordem é misturar esses alimentos entre si e distribuir ao longo das refeições. Legumes, castanhas, hortaliças, soja e derivados, grãos, etc., são fontes muito ricas de proteína vegetal. Tente criar misturas como:

  • Legumes e grãos (ex: Arroz e feijão,  Lentilha e tofu)
  • Folhas, nozes e sementes (ex: Salada de folhas com castanhas e sementes)
  • Grãos e oleaginosas (ex: grão de bico e tahine)
  • Nozes, sementes e cereais integrais (ex: Mingau de Aveia com Girassol)
  • Legumes e Oleaginosas (ex: Batata assada e pasta de amendoins)

    salada-macarrão-brocolis-uvas-nozes
    Exemplo de combinação de pronteínas: Vegetais com nozes

Veja os alimentos riquíssimos em proteínas vegetais e quantos gramas de proteína por medida:

  • Lentilhas: 18 g de proteína /xícara
  • Grão-de-bico: 12 g /xícara
  • Tempeh: 41g /copo
  • Feijão preto: 15 g/copo
  • Tofu: 10g/100g
  • Quinoa: 9g/copo

E qual a sua sugestão de prato que misture ingredientes ricos em proteínas vegetais? Compartilhe a sua receita conosco! 

Grãos ricos em proteínas vegetais
Grãos ricos em proteínas vegetais
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