Veja como plantar morango em casa

Cultive a Natureza no Seu Lar ->
Meu Lar Natural

Ah… um moranguinho vai bem a qualquer hora do dia! Uma fruta deliciosa, mas em geral cara e o pior: uma das que mais recebe agrotóxicos. Que tal se arriscar e começar a se divertir em casa e relaxar enquanto experimenta um contato mais íntimo com a natureza? Quem mora em apartamento também pode!

Viviane Noda, cofundadora do projeto PorQueNão, explica o passo a passo de como plantar morango em casa!

Consiga as mudas de morango

Viviane explica que nesta hora é preciso verificar se não há folhas marrons, porque é importante escolher mudas saudáveis!

Escolha o vaso ou o local para plantar os morangos

“O segundo passo é escolher o vaso ou o espaço ideal para cultivar os morangos. Como o morango é uma planta rasteira, é legal que ela seja cultivada em algum lugar mais alto ou em jardins verticais”, ideia nota 1000 da querida Viviane!

Já pensou que linda a varanda do seu apartamento com um jardim vertical com morangos? Viviane lembra que o mais importante é que tenha um bom solo e receba luz o suficiente (mínimo de 6 horas diárias).

Prepare a terra

Fique de olho e assegure-se que não haja ervas daninhas ou sinais de doenças ou pragas. Depois é só preencher 3/4 do seu vaso ou afofar a terra no local escolhido. “Morangos gostam de terra nutrida, então enriqueça o solo com material orgânico e esterco”, explica Viviane do PorQueNão.

Plante o morango

Agora é só plantar a sua muda. “Para amenizar o choque da transição da muda para o local desejado, coloque a raiz em um balde de água para ensopá-la por uma ou duas horas, garantindo umidade. Cave um buraco e coloque o morangueiro, deixando a sua coroa (o início do caule) logo acima da linha do solo. Aperte ao redor da muda para que esta se junte ao restante da terra. Se quiser plantar mais de uma muda, lembre-se de deixar um espaçamento de 30 a 45 centímetros entre cada uma”, explica Viviane.

Como regar

Diariamente, mas sem exageros, o morangueiro não pode ficar ensopado, a terra deve ser úmida apenas. Tenha cuidado ao regar e evite molhar os frutos.

Hora de colher

“Depois que aparecerem as primeiras flores, você começará a perceber que o meio da flor se transformará num pequeno morango verde e, com o tempo, ele crescerá e ficará vermelhinho. Um morangueiro dura aproximadamente 5 anos”.

Viviane diz que depois é só saborear e ela sabe das coisas, pois o morangueiro dela dá morangos grandes e doces!

viviane-noda-foto

Viviane Noda é Cofundadora do projeto PorQueNão? e sempre traz muitas dicas interessantes!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por