Um guia básico sobre a Permacultura

Cultive a Natureza no Seu Lar ->
Meu Lar Natural

A permacultura ou “cultura permanente” é um tema que abrange uma série de conceitos e práticas com foco em sustentabilidade nos aspectos ambientais, culturais, sociais e econômicosFundada em éticas e princípios que podem ser usados para estabelecer, desenhar, coordenar e melhorar todos os esforços feitos por indivíduos, lugares e comunidades que trabalham para um futuro sustentável.

 

Princípios éticos da Permacultura:

Cuidar da terra

  • Cuidar da Terra pode ser entendido como cuidar do solo vivo. O estado do solo é frequentemente a melhor medida para a saúde e o bem-estar da sociedade.

 

  • Nossa florestas e rios são os pulmões e veias do nosso planeta, que ajudam a Terra a viver e respirar, proporcionando diversas formas de vida. Todas as formas de vida têm o seu próprio valor intrínseco, e precisam ser respeitados pelas funções que elas executam – mesmo se não as vemos tão úteis às nossas necessidades.

 

Partilha Justa

  • Quando uma árvore frutifica, ela normalmente produz muito mais do que uma pessoa pode comer. Faz sentido dividir o que não podemos usar. Leva tempo para pegar, comer, separar e conservar a colheita e há limites para a quantidade de frutos que podemos processar e usar.

 

Cuidar das Pessoas

  • O cuidado com as pessoas começa com nós mesmos, mas se expande para incluir as nossas famílias, vizinhos e comunidades locais e mais amplas. O desafio é crescer com autoconfiança e responsabilidade pessoal.

 

  • A autoconfiança se torna mais possível quando nos concentramos no bem-estar não material, cuidando de nós mesmos e dos outros sem produzir ou consumir recursos materiais desnecessários. Aceitando a responsabilidade pessoal para nossa situação, tanto quanto possível, ao invés de culpar os outros, nós nos fortalecemos. Ao reconhecer que a sabedoria se encontra dentro do grupo, podemos trabalhar com outros para trazer os melhores resultados para todos os envolvidos.



Princípios de Planejamento

 

Observe-e-interaja

1 – Observe e interaja

Ao tomar o tempo para se envolver com a natureza nós podemos projetar soluções que se adequam a nossa situação particular.

 

 

 

Obtenha-e-armazene-energia2- Obtenha e armazene energia.

Sistemas que coletam e desenvolvem recursos quando eles são abundantes para podermos usá-los em momentos de necessidade.

 

 

 

Obtenha-rendimento3 – Obtenha rendimento.

Certifique-se de que você está recebendo recompensas verdadeiramente úteis como parte do trabalho que você está fazendo.

 

 

 

Aplique-a-autorregulação-e-aceite-feedback4 – Aplique a autorregulação e aceite feedback.

Precisamos desencorajar atividades impróprias para assegurar que os sistemas possam continuar a funcionar bem.

 

 

 

Use-e-valorize-recursos-e-serviços-renováveis5- Use e valorize recursos e serviços renováveis.

Faça o melhor uso da abundância da natureza para reduzir o nosso comportamento de consumo e dependência de recursos não renováveis.

 

 

 

Produza-sem-desperdício6 – Produza sem desperdício.

Ao valorizar e fazer uso de todos os recursos que estão disponíveis para nós, nada vai para o lixo.

 

 

 

Planeje-dos-padrões-para-os-detalhes7 – Planeje dos padrões para os detalhes.

Ao voltar atrás, podemos observar os padrões da natureza e da sociedade. Estes podem formar a espinha dorsal de nossos projetos, com os detalhes preenchidos à medida que avançamos.

 

 

 

Integrar-em-vez-de-segregar8 – Integrar em vez de segregar.

Ao colocar as coisas certas no lugar certo, as relações se desenvolvem entre eles e apoiar uns aos outros.

 

 

 

Use-soluções-pequenas-e-lentas9 -Use soluções pequenas e lentas.

Sistemas pequenos e lentos são mais fáceis de manter do que os grandes, uma melhor utilização dos recursos locais e produzem resultados mais sustentáveis.

 

 

 

Use-e-valorize-a-diversidade10- Use e valorize a diversidade.

A interface entre as coisas é onde os eventos mais interessantes acontecem.Estes são muitas vezes os elementos mais valiosos, diversos e produtivos no sistema.

 

 


Use-as-bordas-e-valorize-as-margens11 – Use as bordas e valorize as margens.

A interface entre as coisas é onde os eventos mais interessantes acontecem.Estes são muitas vezes os elementos mais valiosos, diversos e produtivos no sistema.

 

 

 

Use-e-responda-criativamente-às-mudanças12- Use e responda criativamente às mudanças.

Nós podemos ter um impacto positivo na mudança inevitável por observando cuidadosamente, e depois intervir no momento certo.

 

 

 

2 maneiras simples e super saudáveis de aplicar a permacultura no seu dia a dia é:

    • Fazer uma horta orgânica em casa ou apartamento, clique aqui
    • Compostagem! usar  resto de alimentos orgânicos para fazer adubo, aqui!

flor

 

 

Sobre o autor

Augusto Castro é massoterapeuta, reikiano, aprendiz em bio construção, músico percussionista, cursa faculdade de filosofia, autodidata das terapias alternativas e mecânica quântica. Praticante de meditação, buscador dos princípios essenciais que regem o funcionamento do universo, explorador de novos jeitos de caminhar.

Este post foi publicado em por