10 remédios naturais contra a TPM

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Quase todas as mulheres sofrem dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).  Irritabilidade, mal-estar, dor de cabeça, dor de barriga, fome descontrolada... os sintomas são muitos! Tomar medicamentos contra TPM é uma solução de curto prazo que nem sempre é eficaz. O Lar Natural encontrou dicas simples e naturais que ajudam a enfrentar melhor esse período difícil.

Quais são os sintomas da TPM?

Os sintomas  da TPM podem ser muito variáveis e a sua intensidade depende de cada mulher. Duram em geral entre 5 e 10 dias antes da menstruação. Os sintomas mais comuns são:

  • Mudança de comportamento: cansaço, ansiedade, depressão, dificuldade de concentração
  • Mudança de apetite: aumento ou falta de apetite, ganho ou perda de peso
  • Dores: dor de barriga, enxaqueca, diarreia ou prisão de ventre, inchaço nas pernas, dor nas mamas
  • Mal estar: enjoo, insônia, inchaço nas pernas, diminuição do desejo sexual
Fonte: Google
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Mudar os hábitos para aliviar a TPM

Cuidar melhor do seu corpo ajuda a aliviar vários sintomas da TPM. Pequenas mudanças no dia-a-dia não são tão fáceis de adotar e, com certeza, pode parecer mais simples tomar um medicamento. Porém, mudar a sua rotina vai criar verdadeiras transformações na sua vida. A partir de agora, você pode tentar:

1.  Fazer mais exercícios: praticar uma atividade física regularmente (mais de uma vez por semana) ajuda a amenizar os sintomas da TPM.

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2.  Dormir mais tempo: escute mais o seu corpo. Quando você estiver na fase da TPM, tente relaxar mais o corpo e, à noite, vá para a cama mais cedo.

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3.  Controlar a sua alimentação: quando os sintomas da TPM começam a aparecer, elimine da sua dieta o café, o álcool e os alimentos muito salgados. Se você tiver dor de barriga e cólicas, procure diminuir as porções, contudo coma mais regularmente.

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Vitaminas e minerais para TPM

Alguns estudos sugerem que muitos sintomas da TPM revelam uma falta de vitaminas e minerais. Adicionar essas vitaminas à sua alimentação permite livrar-se de alguns sintomas.

4.  O cálcio: sintomas da TPM e outros ligados à falta de cálcio são muito semelhantes. Verifique se você consome pelo menos 1200 miligramas de cálcio por dia a partir de alimentos ou de suplementos.

5.  A vitamina E:  é necessário tomar 400 LUs de vitamina E por dia para ter um verdadeiro alívio dos sintomas da TPM.

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6.  O magnésio: você sofre de inchaço nas pernas durante este período? Então, 200 mg de magnésio por dia vão lhe ajudar a resolver este problema!

7.  A vitamina B6: o efeito do magnésio será bem maior se você combiná-lo com a vitamina B6. Tomar 100 mg de vitamina B6 por dia não só aumenta o efeito positivo do magnésio, mas permite também combater a depressão e a ansiedade que podem se manifestar na fase da TPM.

Remédios naturais contra a TPM

Além de vitaminas e minerais essenciais, existem ervas e plantas que permitem combater muitos dos sintomas da TPM.

8.  A erva de São Cristovão: esta erva da América no Norte é usada para aliviar a insônia e curar a depressão. Aconselha-se consumir 40 mg de extrato da planta diariamente durante este período.

Erva de São Cristóvão. Fonte: Google
Erva de São Cristóvão. Fonte: Google

9. O vitex agnus-castus: as mulheres usam a plantas vitex para aliviar os sintomas da TPM há centenas de anos. Este arbusto originário da região mediterrânea é utilizado na medicina popular como chá para curar a insônia e a ansiedade.

Vitex agnus-castus. Fonte: Google
Vitex agnus-castus. Fonte: Google

10.  O óleo de Prímula: ideal para amenizar dores nas mamas, e outros sintomas desagradáveis. É vendido em comprimidos de 500mg em farmácias, mas você pode tomar até 3 a 4 gramas por dia durante os períodos de desconforto.

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