Tai Chi Chuan – benefícios para a saúde!

Bicicleta Infantil de Equilíbrio ->
Seu filho merece!

Tai Chi Chuan, ou popularmente chamado simplesmente Tai Chi, é uma arte marcial milenar chinesa, fundamentada na teoria do yin e do yang que busca através da prática, o equilíbrio físico e mental, integrando o corpo, a mente e a respiração com movimentos suaves, precisos e fluidos.

Vamos ver quais são os principais benefícios do Tai Chi para a nossa saúde, como um todo! Vem comigo!

Meditação em movimento

Não é a toa que alguns profissionais se referem ao Tai Chi como meditação em movimento, já que a atividade proporciona um relaxamento mental, expandindo a consciência, a percepção, flexibilidade, equilíbrio, força e resistência muscular. Tudo isso unindo conceitos da teoria do Yin e do Yang, fundamento das artes marciais, práticas terapêuticas chinesas, e aspectos do Confucionismo, do Taoísmo e do Budismo, três filosofias que se unem para dar corpo aos princípios mais profundos do Tai Chi Chuan.

Outros benefícios do Tai Chi Chuan

A prática contribui para o bom funcionamento do sistema muscular, esquelético, circulatório, linfático, endócrino, imunológico, excretor, digestivo, nervoso e sensorial. Melhora a função cardiovascular, preserva a densidade óssea, diminui dores de artrite, ajuda a controlar a pressão arterial, melhora a qualidade do sono, rejuvenesce e combate a ansiedade, depressão e stress.

Tai Chi e a terceira idade

A prática está na lista das 5 melhores atividades físicas para todas as idades, mas, especialmente para a população mais idosa, ela é muito recomendada e aceita.

Por ser uma atividade que, durante seu processo de aprendizado, se realiza com intensidade baixa ou moderada, pessoas com restrições se adaptam muito bem. Além dos ganhos importantes que a prática oferece, o fortalecimento dos membros inferiores e a melhora no equilíbrio resultam numa prevenção de tombos e quedas, fatores de complicações nessa fase da vida.

Os benefícios são tantos que em alguns países a prática é implementada pelo sistema público de saúde, onde a população é incentivada como forma de prevenção de doenças e aumento da qualidade de vida. Aqui no Brasil, inclusive, esta modalidade já faz parte das Práticas Integrativas Complementares, somando-se a diversas outras que são de grande benefício como a Homeopatia, Fitoterapia, Acupuntura, etc.

angela-soci-tai-chi-chuan

Colaborou com o artigo Angela Soci – Diretora da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.

Compartilhe este artigo pelo Facebook ou Google +

Assista aos nossos vídeos no Youtube, clique aqui

Este post foi publicado em por