Surya Namaskar: a sequência de Yoga para desintoxicar o corpo e a mente

Uma casa com paz e tranquilidade ->
Sinta esse Prazer

Você sabia que sintomas como: irritações na pele, sonolência, irritabilidade, prisão de ventre ou diarreia, gripes e resfriados, distúrbios na menstruação, gastrite, enxaqueca, tontura, enjôo, sinusite, entre outros, estão intimamente ligados com intoxicação do organismo? Não é por acaso que o “detox” está em alta e provavelmente você já deve ouvido falar em suco detox, dieta detox do limão, receitas detox.  A alimentação é sem dúvida o foco primordial para se promover uma boa desintoxicação. Mas não é só o alimento que intoxica. Leia o texto abaixo e entenda!

O ar poluído, excesso de magnetismo dos equipamentos eletrônicos, excesso de pensamentos e emoções tóxicas também merecem atenção.

Sentimentos como raiva, tristeza, medo podem intoxicar completamente a corrente sanguínea com hormônios (produzidos pelo próprio corpo) como cortisol e adrenalina que uma vez desregulados causam um verdadeiro estrago no organismo.

Pensando em ajudar no quesito emoções, trazemos uma sequência de  Yoga Detox, Asanas (posturas) que ajudam a desintoxicar mente e corpo, levando harmonia e equilíbrio para o corpo.

A sequência é chamada de Saudação ao Sol (Surya Namaskar):

surya-namaskar

Imagem: Sequência de posições Surya Namaskar (Reprodução)

 

    1. Pranamasana : Fique na posição ereta. Junte as mãos e as mantenha contra o seu peito. Relaxe. Ele promove o equilíbrio e estimula o sistema respiratório;                                                                                                                                                                                       
    2. Hasta Uttanasana : Faça uma inspiração profunda e levante os braços para cima. Arquear o corpo para trás soltando o ar , enquanto olham o céu. Promove o equilíbrio e a digestão , alonga o tronco e traz flexibilidade para a coluna vertebral;                                                                                                                                                                                       
    3. Hasta Padasana : Expire e dobre o tronco para frente para tocar seus pés com as mãos sem dobrar os joelhos. Promove a circulação sanguínea , alonga os músculos das costas e das pernas, estimula os nervos e sistema linfático;                                                                                                                                                                                       
    4. Ashwa – sanchalan – asana : Inspire profundamente e estique a perna esquerda para trás. Equilibre o seu corpo em seu dedo do pé esquerdo, mantendo a palma da mão virada para cima. Enquanto isso, a perna direita é dobrada e as mãos tocam o chão na direção dos pés. Fortalece as mãos e os músculos do pulso;                                                                                                                                                                                       
    5. Parvatasana : Expire e leve a perna esquerda para trás, mantendo-a paralela à perna direita. A posição da palma permanece inalterado. Melhora a circulação sanguínea , fortalece as mãos e pulso, melhora o equilíbrio;                                                                                                                                                                                       
    6. Ashtanga Namaskar: Inspire e eleve o quadril como os dedos dos pés, joelhos e rosto tocando o chão. Fortalece os músculos da perna e do braço, relaxa os músculos, alivia a tensão nos ombros;                                                                                                                                                                                       
    7. Bhujangasana: Com as mãos na posição dos ombros, Inspire e empurre com os braços seu tronco para trás, o rosto se inclina para trás e aponta para o céu. Aumenta a circulação sanguínea, estende-se o tronco, tonifica o trato digestivo e promove a flexibilidade.                                                                                                                                                                                       

Repete-se a sequência alternando a perna que vai para trás no 4º Asana. (Ashwa – sanchalan – asana)

 

#Dica: 1 Litro de água alcalina (água com limão) por dia durante um período de 3 meses tem potencial de desintoxicar profundamente o organismo.

#Obs: Procure orientação profissional para ajustar às suas demandas individuais.

 

Este post foi publicado em por