Sorriso perfeito combina saúde e beleza

Guia essencial para a saúde íntima ->
Quero baixar

Você sabe o que é um sorriso perfeito?

Um sorriso perfeito é antes de tudo um sorriso saudável, mas existem características estéticas que podem definir de modo mais específico esta ideia ou conceito.  Vamos ver o verdadeiro significado e dicas para manter os dentes sempre saudáveis e bonitos.

O que é um sorriso perfeito

Sorriso perfeito é sorriso saudável, o que pode ser conseguido com cuidados básicos e simples. Mas tecnicamente, o que seria um sorriso perfeito? De modo resumido, para a odontologia estética um sorriso perfeito é um sorriso em harmonia com os traços de cada rosto. Do ponto de vista técnico, algumas características são analisadas na hora de definir esta harmonia, são elas:

  • Exposição da gengiva: ao sorrir, a exposição gengival não deve ser superior a 2 ou 3 mm.
  • Curvatura: o contorno do sorriso deve acompanhar a curvatura do lábio inferior.
  • Proporção dos dentes: os incisivos centrais superiores (os dois dentes superiores da frente) devem ser um pouco mais longos do que os incisivos laterais. Já os caninos devem ser do mesmo comprimento dos incisivos centrais.

Dicas de como ter um sorriso perfeito

  1. Visita periódica ao dentista para prevenir e tratar eventuais problemas, incluindo procedimentos simples como o de limpeza.
  2. Clareamento na medida certa. Um sorriso perfeito não é branco como papel! Para se chegar ao tom ideal dos dentes, os dentistas levam em consideração uma série de fatores e elaboram todo o procedimento de clareamento dental para alcançar dois objetivos essenciais: chegar a uma cor mais clara, no entanto natural, e sem prejuízos para o esmalte dos dentes!   
  3. Escovação correta é fundamental. O que parece ser algo simples e que a gente deveria aprender desde pequeno acaba sendo feito de modo errado pela maioria. Um dos erros mais comuns: comer e escovar os dentes imediatamente depois. Esta escovação “imediata” acaba sendo prejudicial aos dentes e quem tem sensibilidade, por exemplo, sofre mais ainda! Espere de 20 a 30 minutos, aí escove os dentes, sem se esquecer de usar o fio dental. E depois de escovar, espere também o mesmo tempo antes de comer ou tomar qualquer coisa que não seja água.
  4. Nada de enxágue com produtos que levam álcool e que podem representar riscos à saúde da sua boca. Prefira enxaguar com produtos livres de álcool.
  5. Tenha uma alimentação balanceada e beba muita água. Aqui já divulgamos diversos artigos como:
    Solução natural para clarear os dentes.
    Alimentos que deixam os dentes amarelados

    Alimentos que melhoram a saúde dos dentes.
    Clique e leia os artigos.
criança dentista
Visitas ao dentista devem começar na infância

Dentes tortos ou falta de dentes?

Dentes muito tortos ou mesmo a falta de dentes pode ser um problema, mas existem diversos recursos atualmente que podem ajudar a deixar o sorriso mais bonito e incluem diferentes procedimentos como cirurgias, aparelhos modernos, alguns transparentes outros que vão atrás dos dentes, facetas e lentes de contato com materiais diferentes que ajudam a recuperar o aspecto de dentes que sofreram traumas, por exemplo, implantes para repor perda óssea e de dente.

Estes são apenas alguns dos procedimentos que podem recuperar a saúde e a beleza do sorriso! Mas todos os procedimentos estéticos devem ser feitos pensando na saúde e na funcionalidade da boca!

Conhece o canal do Lar Natural no Youtube? Lá temos vídeos feitos exclusivamente para você. Clique em Lar Natural e inscreva-se!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook e Google+ 

Este post foi publicado em por