Soluções naturais contra mau hálito – parte I

Meus dias mais tranquilos e saudáveis->
Eu quero

Algo considerado comum e muito embaraçoso, o mau hálito está longe de ser um problema simples. Geralmente quem sofre com esse probleminha desagradável não percebe. Se você tem um parente ou amigo próximo com esse problema, procure alertá-lo, claro, com toda a delicadeza do mundo. Buscar um especialista é muito importante. Às vezes, o mau hálito pode estar ligado a uma doença bem mais complexa.

Existem diferentes causas, às quais o mau hálito pode estar ligado. A mais comum é de origem bucal como cáries abertas, próteses dentárias mal adaptadas, mas também problemas como  estomatite, jejum prolongado, gastrite, diabetes, alterações hepáticas, renais e intestinais, doenças no fígado e até mesmo câncer de boca.

O Lar Natural pediu para a dentista Débora Lucas dicas de como se livrar do mau hálito de forma natural. Veja só!

Soluções naturais contra o mau hálito

Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é um poderoso bactericida e é um excelente aliado contra o mau hálito. Derrame algumas gotas desse óleo essencial na sua escova de dente, coloque o creme dental e escove normalmente.

Cravo da índia

O cravo da índia é um dos remédios naturais contra mau hálito mais conhecidos e utilizados no passado e uma excelente alternativa natural aos doces de menta. Se você estiver fora de casa e precisar driblar o problema do mau hálito, basta mascar um cravinho e a questão será resolvida, claro, temporariamente.

O cravo da índia possui propriedades antissépticas que combatem os micro-organismos causadores daquele cheirinho ruim na boca. Outra dica é preparar um chá de cravo da índia e fazer bochechos com ele, após a escovação.

Higiene correta

90% dos casos de mau hálito são decorrentes da falta ou da higienização incorreta dos dentes e da língua. Uma forma bem simples de resolver esse problema é escovar muito bem os dentes e, principalmente, a língua.

Uma dica legal é utilizar aquelas escovas específicas para a língua, elas são ótimas para eliminar qualquer sujeira. Mas lembre-se, a presença de certo revestimento na língua pode indicar uma má digestão e uma dieta ruim.

Ervas digestivas

O mau hálito pode estar diretamente ligado a um problema digestivo. É possível recorrer a algumas ervas para estimular o funcionamento do nosso sistema digestivo. Entre as ervas mais conhecidas estão o manjericão, orégano e tomilho. Experimente acrescentar essas ervas a sua dieta.

Chá verde e chá preto

Beber uma xícara de chá pode ajudar, e muito, a combater o mau hálito. Substâncias presentes no chá verde e chá preto ajudam a parar a propagação de bactérias responsáveis pelo mau hálito, além disso, esses chás podem impedir essas bactérias de desenvolver mau cheiro na boca.

Lembre-se: essas dicas devem ser apenas complementares aos tratamentos feitos em um especialista.  É importante lembrar que referente a mau hálito detectar a causa é fundamental para a cura.

debora-lucas-dentista-foto

Débora Lucas é dentista e especialista em ortodontia e odontopediatra.

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por