Samambaia é tudo de bom em qualquer espaço

Minha Casa Sempre Ecológica ->
Comprar Sustentável

Quem nunca ouviu falar em samambaia? Calma, por favor, não confunda: não estamos falando daquele personagem de programa de auditório nem da cidade! Estamos falando da planta samambaia! Nas décadas de 1970 e 1980 as samambaias reinavam em boa parte das casas brasileiras, aí deram uma pequena sumida e agora voltaram com tudo! Veja aqui dicas de como plantar samambaia e descubra que ela dá um ar extremamente sofisticado a qualquer ambiente!

Samambaia: a cara chique dos trópicos

A samambaia virou uma espécie de rainha do paisagismo, dando um ar, ao mesmo tempo, tropical e sofisticado aos mais diferentes tipos de ambientes, desde salas de estar, espaços gourmet até varandas e escritórios. E o melhor é que esta é uma planta acessível e fácil de cultivar!

Cuidados básicos com a samambaia

  • Luminosidade

Estas plantas gostam de calor e umidade, por isto se adaptam bem a espaços internos. Embora não gostem de luz solar direta, as samambaias precisam de muita luminosidade. Então, antes de escolher o espaço onde colocará a sua samambaia, lembre-se que ele precisa contar com uma excelente luminosidade natural.

  • Ventos

Ventos fortes e correntes de ar podem prejudicar severamente a samambaia, o ideal é escolher um espaço que receba uma brisa levinha. As samambaias são plantas, digamos, conservadoras, ou seja, quando se adaptam a um local não gostam nada de ficar mudando de lá para cá. A mudança constante de lugar pode fazer até com que a planta morra.

  • Substrato para samambaia

A terra deve ser fofa e úmida. Você pode adquirir um substrato orgânico já pronto ou misturar:

2 partes de composto orgânico com pequenos pedaços de casca de pinus, por exemplo, e algumas folhas quase decompostas

1 parte de terra comum de boa qualidade

1 parte de areia de construção

1 colher de chá de carvão vegetal bem trituradinho (opcional).

  • Como regar samambaia

As samambaias amam água! Por isto as regas precisam ser diárias, mas cuidado para não encharcar o solo!

Dica de paisagismo e decoração: já pensou em fazer um jardim vertical, também chamado de muro vegetal, só com samambaias? Fica maravilhoso! Clique aqui e saiba mais.

Foto: Reprodução

Conhece o canal do Lar Natural no Youtube? Lá temos vídeos feitos exclusivamente para você. Clique em Lar Natural e inscreva-se!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook e Google+

Este post foi publicado em por