Sal marinho, por que escolhê-lo?

Meus dias mais tranquilos e saudáveis->
Eu quero

Na busca por uma alimentação saudável e natural estamos sempre tendo que nos desviar de algumas armadilhas. Com o sal não é diferente!

Vamos ver quais são as “armadilhas” que o sal nos reserva e qual a vantagem de trocar o sal de cozinha (refinado) pelo sal marinho. Será que é simples assim?

Sal de cozinha

O sal refinado (sal de cozinha), como o próprio nome diz, passa por um processo de refinamento que tira todos os minerais que ele tem in natura, como o iodo natural, magnésio e oligoelementos benéficos à saúde, e recebe aditivos para deixar o sal mais branco, tirar a umidade e conservar.

Neste processo, o sal refinado ainda recebe o iodeto de potássio em substituição ao iodo natural, que é muito mais saudável.

Sal Marinho

O sal marinho integral (não lavado), não passa pelo processo de refinamento, apenas pela secagem da água do mar. Sendo assim, ele preserva todos os minerais naturais do sal e tem a vantagem de não receber os aditivos químicos. O iodo naturalmente presente no sal marinho é mais facilmente metabolizado, e sua disponibilidade é mais adequada para o consumo e benéfico para a  saúde.

Sal marinho integral sua melhor escolha!

Como pudemos ver, o sal marinho integral (não lavado) é disparado a sua melhor escolha. Mas atenção: no mercado tem muito sal identificado como “sal marinho” que não difere em absolutamente nada do sal refinado. Fique atenta ao rótulo, se estiver escrito em letras grandes “SAL MARINHO” e em letras pequenas “sal comum refinado” ou ainda “produzido por sistema de multilavagens”, caia fora! Não pague mais por um produto que não apresenta nenhuma vantagem.

Sal marinho também é um biscoito fino!

Existem vários tipos de sal marinho integral “Gourmet”, como: Flor de sal, sal do Himalaia, sal cinzento, sal preto, sal kosher, sal rosa do peru, etc. Todos com alta concentração de minerais e custo bem elevado. São usados para finalizar pratos e dar um toque especial a uma receita.

Vamos encarar os fatos

Não é muito fácil achar o sal marinho integral não iodado, isso vai demandar uma busca por casas de produtos naturais, empórios e vendas on line. Esse tipo de sal é importado (já que todo sal produzido no Brasil é iodado em cumprimento a lei), seu custo é mais alto, mas ainda assim é possível encontrar uma boa marca por aproximadamente R$ 16,00 o quilo. Tá dada a notícia! Agora é com vocês!

Lembrem-se que o cuidado com o consumo excessivo deve ser observado em qualquer tipo de sal.

Você pode também se interessar por:

Como cuidar bem do seu coração

Guaraná: o poder a nosso dispor!

Os benefícios do alho, amigo da sua saúde!

Você já conhece o sal marinho? O que achou do nosso artigo?

Este post foi publicado em por