Sopa de abóbora com gengibre

Dificuldade

Tempo de preparo

01 h 30 min

Rendimento

4 pessoas

Cupcake de chocolate sem glúten ->
Assistir ao vídeo completo
Ingredientes
  • 500 a 600 g de abóbora cabotia ou japonesa
  • 1 pedaço de 2 cm de gengibre fresco ralado (aproximadamente)
  • 1 cenoura média picada
  • ½ talo de alho poró fatiado
  • Cogumelos Shitake frescos ou desidratados a gosto
  • 1 cebola média picada
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Cheiro verde fresco a gosto
  • Noz moscada ralada ou em pó (opcional)
  • Curry a gosto (opcional)

Com o frio chegando, todos procuram opções para se sentirem mais quentinhos e acolhidos, claro que não deve ser diferente com as refeições. Mas o interessante é buscar por alimentos que saciem e tragam o maior número possível de benefícios ao corpo.

Benefícios da abóbora e do gengibre

A abóbora e o gengibre são alimentos facilmente encontrados nessa estação. E trazem ótimos benefícios para o corpo.

O gengibre é uma raiz com vários nutrientes como cobre, potássio, magnésio, vitamina B6. Ele estimula o sistema imunológico, o que pode ajudar a evitar muitas doenças comuns, como as famosas gripes, alergias, dores de garganta e resfriados que ocorrem no inverno, ou com a queda da temperatura e o tempo seco. Ele contém muitos antioxidantes que ajudam a liberar e eliminar as toxinas do corpo.

Outra grande vantagem do gengibre é a sua ação termogênica, ou seja, seu processo de digestão gera um gasto de energia maior, acelerando o metabolismo, o que ajuda a contribuir para o emagrecimento quando aliado a uma alimentação saudável.

A abóbora é um alimento rico em nutrientes, sendo os principais: betacaroteno, fibras, magnésio, potássio, vitamina C e B6, tiamina e luteína. Ela ajuda a prevenir doenças como catarata e doenças cardíacas, entre outras. E assim como o gengibre é um alimento com poucas calorias, sendo uma ótima opção para refeições mais leves como as consumidas durante o jantar.

Receita de sopa de abóbora com gengibre

Modo de preparo

Pique a abóbora em pedaços não muito grandes. Em uma panela refogue a cebola e o alho poró com azeite até dourar. Acrescente a abóbora e a cenoura picada e mexa bem. Acrescente água o suficiente para cobrir a abóbora e ficar cerca de dois dedos acima dela.

Se estiver utilizando cogumelos frescos, corte-os em fatias e coloque na panela. Caso opte por cogumelos desidratados, ferva em outra panela água suficiente para hidratá-los, deixe cerca de 5 minutos hidratando, com cuidado descarte a água e coloque os cogumelos na panela.

Acrescente o gengibre ralado, se preferir com sabor mais forte utilize mais gengibre, o adocicado da abóbora mascara um pouco do sabor. Tempere com sal e pimenta a gosto, se preferir utilize curry e noz-moscada também, as especiarias dão um sabor especial ao prato.

Cozinhe o suficiente para que parte da abóbora derreta e fique um caldo mais grosso. Caso prefira pedaços de abóbora, não cozinhe por muito tempo. Quando a sopa estiver cozida, apague o fogo, adicione o cheiro verde e misture bem.

 Dicas

– O shitake pode ser substituído por outro cogumelo de sua preferência;

– Uma opção para quem está acostumado com macarrão na sopa é utilizar quinoa em grãos, que a deixa bem saborosa e mais saudável;

– Abuse de criatividade: temperos e especiarias variados dão um toque especial ao adocicado da abóbora;

– Utilize alimentos orgânicos se possível, eles são livres de praguicidas e produtos químicos e são ótimos para manter a saúde;

– Pra quem gosta de Tofu, uma opção saborosa é adicionar pedacinhos a sopa depois de pronta.

Então gostou da receita? Vai fazer em casa?

Descubra mais receitas deliciosas e dicas de cozinha visitando a minha página do facebook: Cozinha da andorinha