Pão de queijo mineiro: paixão nacional!

Dificuldade

2 / 10

Tempo de preparo

00 h 35 min

Rendimento

10 pessoas

Cupcake de chocolate vegano ->
Assistir ao vídeo completo
Ingredientes
  • 1 kg de polvilho azedo
  • 1 copo americano de água fria
  • 1 copo americano de óleo
  • 2 copos de leite
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 3 ovos
  • 1 prato de sopa bem cheio de queijo Minas meia cura ralado grosso

Mesa posta, cheiro de café fresquinho e aquele pão de queijo esperando para ser devorado: este é um dos grandes prazeres da cozinha brasileira! Aliás, quando um estrangeiro encontra um brasileiro logo começa a comentar sobre futebol, carnaval, praia, Amazônia e pão de queijo! Aprenda aqui a fazer esta delícia que é a cara do Brasil com uma receita caseira, mineira, é claro: o pão de queijo da Renata!

Uai, uai lá em Minas tem pão de queijo!

Ninguém sabe ao certo como esta delícia surgiu, mas boa parte dos historiadores acredita que tenha sido lá no século XVIII, nas fazendas mineiras onde era preparado no fogão à lenha e com ingredientes da terra mesmo, daí a explicação para o uso do polvilho no lugar da farinha. O fato é que esta criação mineira conquistou o país, virou um símbolo da cozinha brasileira e hoje é exportada para países como Japão, Itália, Estados Unidos, etc.

Receita de família

Com as férias escolares, o pão de queijo é uma opção gostosa, prática e nutritiva para o lanche das crianças e o seu, é claro. Esta é uma receita de pão de queijo da mineiríssima Renata Briani que, além de conquistar aplausos como atriz, é mestre na arte de preparar esta iguaria que está na sua família há anos! Renata conta que, mesmo sendo uma tradição familiar, cada um deu um toque pessoal à receita: “a tia Peta coloca mais ovo e menos leite, a tia Lia faz justamente o contrário, tem até receita que aumenta o óleo e diminui o leite, e por aí vai. Esta é a receita do meu pai e acredito que é a mais gostosa”!

Como preparar o Pão de queijo da Renata

1. Peneire o polvilho para afiná-lo, acrescente o copo de água fria e misture bem com as mãos.

2. No fogo, coloque uma vasilha com leite, óleo e sal. Quando começar a ferver, derrame aos poucos este líquido fervendo no polvilho (sempre em cima do polvilho que não recebeu a mistura ainda).

3.Trabalhe a massa ainda quente com uma colher de pau, até que seja possível colocar a mão e sovar bastante para que a mistura seja homogênea. Com a massa ainda morna, coloque os ovos e sove bem. Por último, adicione o queijo ralado e continue sovando!

4. Depois é só untar a mão com óleo, enrolar as bolinhas e assar em forno pré-aquecido em temperatura média por cerca de 30 minutos. Rende aproximadamente 50 unidades de tamanho médio. Aí, é só fazer o café e saborear!

E você também tem uma receita familiar bem brasileira? Compartilhe conosco!