Pamonha saudável

2
Dificuldade

Tempo de preparo

00 h 20 min

Rendimento

4 pessoas

Cupcake de chocolate vegano ->
Comprar Natural
Ingredientes
  • 4 espigas de milho verde orgânico com palha
  • 1 xícara de leite desnatado
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 pitada de sal
  • 4 palitos de queijo meia cura (opcional)

Pamonha é uma comida típica do Brasil, presente em vários estados brasileiros e que faz o maior sucesso nas festas de São João. Para matar a vontade de comer pamonha sem se preocupar com o excesso de açúcar branco e gordura, trazemos uma receita de pamonha saudável, trocando o açúcar pelo mascavo e o mel, muito mais interessantes do ponto de vista nutricional, e eliminamos a gordura, só fica a do queijo, se for o caso. Nada mal!

Modo de fazer

Descasque as espigas com cuidado para não rasgar as palhas – vamos usá-las para embalar, e algumas para fazer as tiras que vão amarrar nossas pamonhas. Para isso elas devem ser lavadas e passadas em água fervente.

Corte os grãos bem rentes ao sabugo, bata no liquidificador (pulsando) ou passe pelo processador até que forme uma pasta grossa. Coloque em uma vasilha e junte o leite, o mascavo e o mel, misturando bem.

Agora, coloque uma palha dentro da outra formando um saquinho, coloque a massa da pamonha dentro, acrescente o palito de queijo (se for sua preferência) e feche com outra palha no sentido inverso; amarre cuidadosamente com a tira de palha.

Feita as 4 pamonhas, coloque-as dentro de uma panela grande com água fervendo por 30 minutos, depois é só esperar esfriar um tiquinho e saborear.

Se a preferência for pela salgada é só tirar o doce, temperar com sal, pimenta e só uma pitadinha do mascavo.

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta receita pelo Facebook ou Google +