Como fazer caldo de legumes caseiro

1
Dificuldade

Tempo de preparo

01 h 00 min

Rendimento

10 pessoas

Cupcake de chocolate vegano ->
Comprar Natural
Ingredientes
  • 2 cenouras
  • 2 talos de salsão
  • as folhas de 1 salsão
  • 4 ramos de coentro ou salsinha
  • 1 cebola grande
  • 2 l de água
  • 2 folhas de louro frescas
  • 3 cravos-da-índia (opcional)
  • 5 grãos de pimenta-do-reino (pode ser a branca ou a preta)

Você deve estar se perguntando: “por que preparar um caldo de legumes caseiro se é muito mais prático ir ao supermercado e pegar um caldinho em cubo ou tempero industrializado?”. A resposta pode ser meio desagradável! Além disto, vamos mostrar como fazer caldo de legumes caseiro bem prático, saboroso e fácil!

Muitos desses caldos e temperos industrializados podem não ser assim tão saudáveis. Em maio de 2011, a revista Super Interessante com a ajuda de nutricionistas divulgou uma lista com os “10 tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde”. Em terceiro lugar ficaram os caldos e temperos industrializados com altos teores de ingredientes como sódio e glutamato monossódico.

Não é preciso banir os temperos industrializados, até porque muitos são livres de glutamato monossódico e outros contêm uma menor concentração de sódio, enquanto alguns chegam a ser naturais e orgânicos. Mas é sempre bom ter uma certa autonomia e aprender a fazer o próprio caldo, é fácil e você pode preparar uma quantidade grande e congelar.

Caldo de legumes caseiro

Lave todos os ingredientes, dê uma atenção especial às folhas de salsão, salsinha ou coentro. Depois é só descascar a cebola, cortar em 4 partes. Agora descasque a cenoura e corte em rodelas grossas, o salsão também deve ser cortado em pedaços grandes. Em seguida é só juntar todos os ingredientes em uma panela, adicionar a água e levar ao fogo alto e, assim que começar a ferver, baixar o fogo e cozinhar por 30 minutos. Depois, coe e coloque em fôrminhas de gelo para facilitar o seu dia a dia! Aí é só congelar (pode ficar até 3 meses no congelador) e usar os cubinhos para preparar os mais diferentes tipos de receita! Rende 1,5 l, ou seja, muitos cubinhos e praticidade para a sua cozinha!

Conte pra gente o que gostaria de ver publicado aqui nos artigos e vídeos do Lar Natural, assim poderemos fazer matérias especialmente para você!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +