Bolo de laranja com casca

5
Dificuldade

Tempo de preparo

02 h 00 min

Rendimento

6 a 8 pessoas

Cupcake de chocolate vegano
Assistir ao vídeo completo
Ingredientes
  • 2 laranjas bem lavadas
  • 250 grs de açúcar mascavo
  • 6 ovos
  • 250 grs de farinha de amêndoa
  • 1 colher de chá de fermento
  • açúcar de confeiteiro para enfeitar
  • cascas de laranja (cortadas em tiras) para enfeitar

A ordem do dia, no momento, é o consumo consciente de todos os recursos, deste planeta, como habitantes que somos. Juntamente com esse conceito de economizar de uma forma mais ampla, o reaproveitamento dos alimentos vem ganhando bastante destaque. Por isso, resolvemos compartilhar com vocês algumas receitas interessantes e gostosas, onde as cascas das frutas são aproveitadas.

 

 

Vamos começar com a receita de um delicioso bolo de laranja com casca.

O que poderia ser melhor para oferecer no final da tarde para as crianças, ou até mesmo para amigas, que de repente resolveram tomar um chazinho com você? Além do aproveitamento da casca da fruta, nesse caso da laranja, esse bolo não leva glúten, por isso é de fácil digestão e, não apresenta perigo para aqueles que têm intolerâncias e alergias alimentares. Nada mal, não?

 

Modo de fazer:

1- Como os agrotóxicos se concentram nas cascas e, nessa receita vamos utilizar as cascas das laranjas, o ideal é que as laranjas sejam orgânicas. Se não puder comprar, ou se não achar laranjas orgânicas, lave-as bem, passando uma escovinha e, deixando-as de molho no bicarbonato de sódio.

2- Depois de lavadas as laranjas, coloque-as para cozinhar com casca, em uma panela com água fervendo, por 2 horas. Quando estiverem cozidas, escorra a água, deixe-as esfriar e, corte-as em quatro partes, para retirar todos os caroços. Um carocinho sequer que passe despercebido, pode amargar a receita inteira. Portanto, olho neles!

3- Enquanto isso, pré-aqueça o forno a uma temperatura de 160°C e, unte uma forma de aproximadamente 20 cm com óleo de coco.

4- Bata os ovos com o açúcar mascavo, em uma batedeira, até ficar tudo bem misturadinho. Acrescente as laranjas, que ficam divinas depois de cozidas.

5- Acrescente a farinha de amêndoa, que é fácil de fazer: basta bater amêndoas em um liquidificador potente.

6- Adicione o fermento. Coloque a massa na forma já untada. O tempo de cozimento é de 1 hora a 1 hora e 15 minutos. Fique de olho, não deixe passar do ponto! Quando o bolo estiver pronto, a parte de cima vai ficar dourada…Hummm!!!

7- Deixe o bolo esfriar na forma. Se quiser uma cobertura mais saudável, em vez de açúcar de confeiteiro, pulverize o bolo com açúcar mascavo, para enfeitar, ou faça uma calda com suco de laranja e mel. Use as tirinhas da casca da laranja para completar a sua decoração.

8- Delicie-se!!!

 

Há muitas receitas que podem ser feitas, aproveitando-se as cascas das frutas. Além de praticarmos o tão necessário consumo consciente, as receitas ganham em sabor e textura. Experimente esse conceito! Comece fazendo esse bolo de laranja com casca, você não vai se arrepender!

Até a próxima!

Clique aqui para conhecer nosso Carrinho Natural e encontre produtos perfeitos para uma vida mais saudável!

Sobre a autora

MariaFernanda é terapeuta holística certificada, com formação em terapia floral, ervas medicinais, psicoaromaterapia e, metafísica da saúde. Ela também é editora-chefe do site Alternativas Saudáveis: https://www.facebook.com/AlternativasSaudaveis