Receita de creme de avelã vegano

Agora você pode fazer sua própria “Nutella” Vegana!

Mais conhecido como “Nutella caseira”, o misterioso e tão desejado creme de avelã ganha aqui uma versão muito mais saudável e ainda por cima vegana.

 

Já sabemos que alimentos industrializados sempre devem ser evitados. E no caso especial desse querido produto, vamos pular a questão ambiental (que já não é muito boa) e ir direto aos ingredientes. Vamos mostrar exatamente o Raio X do famoso potinho.

Nutella ingredientes – raio x

Na ordem de cima para baixo: óleo de palma, leite em pó desnatado, cacau (parcialmente desengordurado), avelãs e açúcar.

Uma das questões preocupantes na receita creme de avelã é a quantidade açúcar.Então vamos resolver esse problema e fazer nosso próprio creme de avelã?

Pode pegar caneta e papel que a gente espera.
Já pegou?
É muito fácil.
Receita de creme de avelã vegano caseiro:

Ingredientes

  • 1 xícara de avelãs torradas;
  • 8 colheres de sopa (rasas) de cacau 100%;
  • 1 pitadinha de sal;
  • 2 colheres de sopa de agave (se não tiver pode substituir por melado);
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 colher e meia de óleo de coco.

Modo de preparo

Fica bem mais fácil fazer a receita  se você tiver um processador, mas com um liquidificador também dá para fazer (leva um pouco mais de tempo, mas vale a pena).

Processe as avelãs já torradas até que fiquem bem moídas.

Adicione o cacau, uma pitadinha de sal, o adoçante que você preferir (ideal que seja agave, melado ou mel para maior intensidade de saúde ao final), o extrato de baunilha e continue processando.

Coloque agora o óleo de coco e mexa até dar o ponto, se você quiser ela um pouco mais “crocante“, pode parar por aqui, se não siga processando até ficar com o creme “macio”.

Se você achar o creme muito grosso pode adicionar uma ou duas colheres de água.

Está pronto! Guarde em um pote com tampa.

Não está convencido ainda de que vale a pena fazer a receita de creme de avelã fit em casa? Agora irá se convencer!

Os benefícios do Creme de Avelã Vegano

 

  • Avelãs: São adstringentes, cicatrizantes, altamente nutritivas, podendo ser utilizadas no tratamento de desnutrição, inflamação intestinal e ferimentos na pele. Elas são ricas em gorduras boas, excelentes para a saúde do coração. Rica em vitamina E a avelã protege a pele contra a radiação ultravioleta. As vitaminas do complexo B auxiliam no combate de doenças do sistema nervoso como depressão, ansiedade e estresse.

 

  • Cacau: O cacau é conhecido por ter mais 300 compostos saudáveis, é ótimo para o sistema cardiovascular, o poder anti-depressivo do cacau pode auxiliar na reeducação alimentar, em mudanças de hábito como um todo, casos de depressão, pois gera uma sensação de bem estar maravilhosa. Tem ação antioxidante, combate radicais livres e evita oxidação das células (super aliado da beleza), para melhorar os polifenóis do cacau ajudam na queima de gordura.

 

  • Agave: Ao substituir o açúcar comum refinado pelo agave diminuímos o índice glicêmico do creme de avelãs, evitando picos de insulina e aumentando a saciedade.

 

  • Óleo de coco: O óleo de coco virgem dá suporte ao sistema imunológico, reduz o risco de colesterol alto e de ataque cardíaco, auxilia na perda de peso e é ótimo para a pele (hidratação com óleo de coco é tudo de bom).

Viu que maravilha pode estar dentro um potinho do creme de avelã caseiro ? Além do sabor, sua saúde estará garantida.

 

Esse é um artigo baseado numa publicação da Corpo em Forma Brasil, um site amigo do Lar Natural, cheio de dicas sobre viagens, saúde, gastronomia e esportes. Aproveite e conheça: http://corpoemformabrasil.com.br/

Este post foi publicado em por