Queda de cabelo severa – entenda o que é alopecia feminina!

Meus Cabelos Sempre Naturais ->
Comprar Produtos Naturais

A queda de cabelo severa é um problema que assusta cada vez um número maior de mulheres. Perder até 150 fios de cabelo por dia é normal, segundo os dermatologistas, no entanto uma queda contínua que deixa falhas ou até áreas descobertas no couro cabeludo merece mais atenção e cuidado; a boa notícia é que a maioria tem tratamento. Entenda o que é alopecia feminina.

 

O que é alopecia feminina?

É a queda de cabelo significativa nas mulheres. Embora os homens sejam mais suscetíveis à calvície, as mulheres também podem ser acometidas por este problema. A alopecia feminina pode ter várias causas: alterações hormonais de diferentes origens (tireoide, ovários, etc.), herança genética, doenças autoimunes, infecciosas e uma combinação de outros desencadeantes que inclui até traumas emocionais, seborreia, falta de certos nutrientes e agressões externas como procedimentos de alisamento irregulares, etc.

Quando procurar um médico

Se a sua queda de cabelo for muito acentuada e você notar que os fios estão mais finos, o ideal é procurar um dermatologista que poderá identificar as causas da sua queda de cabelo e tratá-la antes que o problema se torne mais acentuado e chegue a comprometer alguma área do couro cabeludo. A excelente notícia é que atualmente a maioria dos casos de alopecia feminina é reversível!

Tratamentos da alopecia feminina

O tratamento vai depender do tipo de alopecia diagnosticado pelo médico e, muitas vezes, é realizado em conjunto com o dermatologista e um outro especialista como um endocrinologista nos casos ligados às disfunções da tireoide, por exemplo. Muitas vezes, a queda de cabelo tem uma causa simples e que pode ser facilmente resolvida como uma deficiência de nutrientes como ferro, vitaminas do complexo B, entre outros, causada por uma má alimentação ou dietas drásticas e restritivas. Nesses casos, o tratamento costuma ser simples e envolver uma melhora da alimentação em geral e o uso de vitamínicos indicados pelo médico. Em geral, a queda de cabelo, independentemente da causa, vem acompanhada por uma grande oleosidade, por isso é essencial tratar a oleosidade do couro cabeludo, segundo a indicação do seu médico.

Dicas importantes

A dica mais importante de todas é não ignorar os sinais que o seu corpo dá: a queda de cabelo severa pode ser um alerta de que algo não vai bem no seu organismo. Procure um médico que poderá ajudar a identificar as causas e cuidar do problema. A segunda dica é tratar o excesso de oleosidade do couro cabeludo, evitar o uso de produtos muito agressivos e manter a calma! O estresse pode intensificar a queda dos fios. Embora seja difícil manter a calma diante de uma queda de cabelo avassaladora, lembre-se que a grande maioria dos casos de alopecia feminina é reversível!

Leia também:

Aprenda a meditar para relaxar

Receita de shampoo caseiro

Tratamento caseiro para queda de cabelo e oleosidade

Você já teve algum problema severo de queda de cabelo? Compartilhe conosco!

queda de cabelo alopecia feminina
Este post foi publicado em por