Que tal um cardápio anti-TPM?

Complementos que me dão Saúde ->
Eu preciso

Se você sofre com a TPM e está cansada de ouvir todo o tipo de piada, para não dizer “provocação”, que tal montar um cardápio anti-TPMAlém de remédios naturais, existem vários alimentos que permitem aliviar os sintomas da TPM. Veja aqui sugestões de refeição que vão lhe ajudar a domar este monstro que teima em nos dominar durante este período.

Primeiro: o que evitar de comer durante a fase de TPM

Antes de ver o que você deve comer para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual, veja os alimentos que devem sumir ou diminuir na sua dieta nos dias que antecedem o período menstrual.

 

  • Refrigerante: na verdade, o ideal, é excluí-lo permanentemente da sua dieta. Não faz bem à saúde mesmo, né?! Mas se você não abre mão deste vício, pelo menos, durante a TPM é melhor esquecê-lo, se não quiser ficar mais inchada!
  • Diminua o sal: o consumo excessivo de sal não é indicado jamais, no entanto nos dias que antecedem à menstruação, tente consumir o mínimo possível, pois pode aumentar o inchaço e a dor nos seios.
  • Álcool: ingerir bebidas alcoólicas pode intensificar a sua oscilação de humor neste período, atuando como um agente depressivo e aumentando a irritabilidade.

Sugestão de cardápio com alguns alimentos anti-TPM

Aqui segue uma sugestão de cardápio com ingredientes que contêm substâncias que ajudam a diminuir ou aliviar sintomas da tensão pré-menstrual como irritabilidade, prisão de ventre, inchaço, etc.

Café da manhã

Pão integral, creme de ricota, geleia de amora, iogurte desnatado e sem açúcar, mel, aveia, uva, banana, café.

Sugestão de preparo

Aqueça duas fatias de pão integral,  passe o creme de ricota sobre elas e acrescente a geleia de amora. Corte a uva e a banana em pedaços pequenos, misture-os com o iogurte, uma colher de aveia e adoce com uma colher pequena de mel. Prepare um cafezinho bem gostoso para começar o dia com energia.

geleia-jabuticaba-caseira

Lanchinho da manhã

Um copo de leite de amêndoas ou soja e duas castanhas-do-pará.

Almoço

Arroz integral, feijão, agrião, tomate, pepino, torta de espinafre com tofu ou ricota e como sobremesa um pedacinho pequeno de chocolate amargo.

Bolinho de Brócolis

Sugestão de preparo

Prepare o arroz integral e o feijão como de costume, por cima, salpique um pouco de salsinha fresca. Lave e corte as folhas de espinafre, refogue com um pouco de azeite, alho, cebola e sal. Bata no liquidificador com tofu ou ricota, a consistência deve ser mais firme. Depois, em uma assadeira pré-aquecida e untada, molde a massa em forma de bolinhas e leve para assar em fogo médio por 10 minutos, em seguida, é só servir. Prepare uma salada com tomate, pepino, agrião e um molhinho com mostarda, mel, azeite e limão! Para beber, que tal uma água de coco?

Lanchinho da tarde

Salada de fruta com pedacinhos de manga, maçã, mamão e suco de laranja sem açúcar.

Jantar

Beterraba, alface, purê de abóbora.

abobora-faz-bem-a-beleza

Sugestão de preparo

Prepare o purê de abóbora com leite desnatado, uma pitada de sal, acrescente ao final salsinha picada e um pouco de nozes trituradas. Prepare uma saladinha com beterraba ralada e folhas de alface! Para acompanhar suco de maracujá adoçado com um pouco de mel.

E você tem alguma receita para enfrentar a TPM?

Compre os itens desse artigo
Este post foi publicado em por