Qual a importância do ácido fólico na alimentação?

Meus dias mais tranquilos e saudáveis->
Eu quero

O ácido fólico faz parte das vitaminas do complexo B, desempenha papel importantíssimo nos processos metabólicos e psíquicos e, em casos de gravidez, diminui os riscos de malformação congênita. Não é à toa que esta é uma das primeiras recomendações médicas assim que pegamos o resultado positivo de gravidez ou, até mesmo, antes.

Vamos ver qual a importância do ácido fólico na alimentação, quais as principais fontes e se a suplementação é necessária. Vem comigo!

Importância do ácido fólico na alimentação – assunto só de grávida?

O ácido fólico, ou folato, trabalha junto com a vitamina B12 na produção dos glóbulos vermelhos, prevenindo um tipo específico de anemia (megaloblástica), e participa dos processos metabólicos, prevenindo doenças cardiovasculares e neuropsiquiátricas.

Sua deficiência está relacionada com problemas de crescimento, anemia, distúrbios sanguíneos e no trato gastrointestinal, glossites (inflamação da língua), alterações de humor, irritação, entre outros.

Na gravidez, previne doenças e malformação congênita como espinha bífida, anencefalia, lábio leporino, distúrbios cardíacos, etc. A suplementação nesta fase é fundamental para uma boa gestação.

Em todas as outras é possível, apenas através da alimentação, atingir a necessidade diária de consumo, mesmo porque, atualmente, uma medida pública garante por lei o enriquecimento das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico.

Alimentos fonte de ácido fólico

A nutricionista Maiara Fidalgo diz que a vitamina é encontrada principalmente em alimentos de origem animal (carnes, vísceras, ovos, salmão, etc.) e também em verduras escuras como couve, brócolis, espinafre, rúcula e escarola e, ainda, em feijões, batata, lentilha, ervilha, gérmen de trigo, levedo de cerveja, aspargos, frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, etc.) e morango.

No caso das verduras, dê preferência ao consumo dos alimentos crus ou ligeiramente cozidos no vapor, para preservar os nutrientes.

maiara-fidalgo-perfil

Maiara Fidalgo é nutricionista e especialista em Nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis e nutrição comportamental.

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por