Posturas de yoga para combater a depressão!

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Depressão é um problema de saúde pública no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde. No Brasil, cerca de 10,4% da população sofre com o problema, e se considerarmos outros transtornos relacionados como fobia, ansiedade e pânico, o percentual sobe para 44,8%. Números alarmantes, não é mesmo?

A boa notícia é que a prática do yoga pode ser uma ferramenta valiosa como coadjuvante no tratamento da depressão. A professora de yoga Carla Morgado nos traz 5 posturas de yoga para combater a depressão. Vem comigo!

5 Posturas de yoga para combater a depressão

Supta Sukhasana

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Coloque uma almofada no chão atrás de você, sente-se com os joelhos flexionados e o sacro em contato com a borda da almofada. Coloque um cobertor dobrado para apoiar a cabeça, deite-se sobre a almofada, relaxe os braços, encaixe as escápulas para “dentro do corpo” e abra o peito. Fique na postura por 5 minutos.

Adho Mukha Svanasana com apoio para cabeça

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Deite-se com o rosto para baixo. Apoie as mãos no chão ao lado do peito e erga-se como se um fio puxasse seu quadril em direção ao teto; chegue à postura do cachorro olhando para baixo. Apoie em uma almofada, cobertores dobrados ou livros sua cabeça e alongue o pescoço (a foto de ilustração não mostra). Nádegas em direção ao teto, coxas e canelas para trás, calcanhares apoiados no chão, peito aberto em direção às coxas. Fique na posição de 30 a 60 segundos.

Essa postura é excelente para combater depressão, pois aumenta a circulação na região do peito e acalma a mente.

Bharadvajasana com cadeira

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Sente-se de lado na cadeira, com a parte direita do corpo voltada para o encosto, gire o tronco no sentido horário, o pescoço acompanha o movimento em direção ao ombro direito, queixo paralelo ao chão, inspire, alongue o tronco como se um fio puxasse sua cabeça em direção ao teto, expire e volte à posição inicial. Inverta a posição trabalhando agora para o lado esquerdo. Fique na posição de 20 a 30 segundos.

Esta postura levanta o ânimo, pois abre e alarga o peito.

Supta Baddha Konasana

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Ponha um travesseiro no chão atrás de você, no sentido longitudinal. Sente-se à frente dele com os joelhos flexionados e o sacro tocando a ponta do travesseiro. Junte a sola dos pés e deixe que as coxas e joelhos caiam para os lados; deite-se com a cabeça e o torso apoiados no travesseiro e nádegas e pernas no chão. Fique na posição por 5 minutos.

Essa postura abre o peito, melhora a respiração e levanta o ânimo.

Savasana

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Deite-se com a barriga para cima, relaxe os ombros, pescoço e músculos faciais, escápulas encaixadas, solte completamente todo o corpo e esvazie a mente. Respire profundamente algumas vezes, inspirando o ar para o peito sem contrair a garganta, expire relaxando e liberando toda tensão. Fique na postura por 5 minutos.

O instrutor tem ferramentas para adaptar a prática às possibilidades e necessidades de cada aluno. Por isso o yoga é uma atividade para todos, promovendo o autoconhecimento, autoestima e força de vontade, além de trazer alívio do estresse e problemas físicos causados por doenças psicossomáticas.

Carla finaliza desejando que a prática traga ânimo e muita paz interna para todos!

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Carla Morgado é professora de Hatha Yoga, morou por um ano na índia e vem constantemente se aprimorando. Para falar com ela, clique aqui!

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