Por que comer alimentos orgânicos?

Complementos que me dão Saúde ->
Comprar aqui

Desde 2008, O Brasil é o líder mundial em consumo de agrotóxicos e aumenta sua utilização a uma velocidade duas vezes superior a dos demais países.

Os agricultores brasileiros usam a cada ano cerca de um bilhão de litros de pesticidas, o que representa cinco litros por habitante.

Alimentos não-orgânicos e contaminação por pesticidas

Desde 2008, O Brasil é o líder mundial em consumo de agrotóxicos e aumenta sua utilização a uma velocidade duas vezes superior a dos demais países. Os agricultores brasileiros usam a cada ano cerca de um bilhão de litros de pesticidas, o que representa cinco litros por habitante.

Em 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisou várias frutas, legumes e verduras (FLV) afim de monitorar os resíduos de agrotóxicos. A análise mostrou que diversos alimentos possuem níveis de resíduos acima do que é considerado aceitável. Além disso, foram encontradas substâncias não permitidas. Segundo o estudo, o alimento mais contaminado é o pimentão. Depois vem o morango, o pepino, a alface, a cenoura, o abacaxi, a beterraba, a couve, o mamão, o tomate, a laranja e a maçã. Tantos FLV que encontramos na mesa dos brasileiros!

Os benefícios dos alimentos orgânicos

Um estudo recente da Universidade de Stanford (Estados Unidos) destacou que as frutas e legumes orgânicos não tem maior valor nutritivo que os convencionais. No entanto, existem razões sólidas para acreditar na importância da alimentação orgânica e promovê-la em nosso cotidiano:

  • Os alimentos orgânicos contém muito menos pesticidas. Comendo frutas e legumes convencionais, a gente acumula resíduos de pesticidas em nosso corpo, o que pode levar a doenças no futuro. As crianças e as mulheres grávidas ou gestantes estão especialmente exposta ao risco de contaminação pelos agrotóxicos.
  • Os alimento orgânicos são geralmente mais frescos. A gente sabe que os alimentos frescos são mais saborosos! Os alimentos orgânicos são mais frescos que os convencionais, pois não contêm conservantes artificiais. Além disso, o produto orgânico é geralmente (mas nem sempre, então fique de olho) produzido em fazendas menores, perto de onde ele é vendido.
  • A agricultura orgânica é melhor para o meio ambiente. As práticas da agricultura orgânica permitem reduzir a poluição (ar, água, solo) , diminuir a erosão do solo, economizar água, aumentar a fertilidade do solo e usar menos energia. Além disso, a agricultura sem agrotóxicos protege a saúde dos trabalhadores que colhem nossos alimentos.

E você, acredita agora nos benefícios dos alimentos orgânicos?

Está pronto para gastar um pouco mais para preservar sua saúde e do planeta ou ainda não?

Este post foi publicado em por