Plantas que ajudam a parar de fumar

Soluções Vindas da Natureza ->
Comprar Natural

A ansiedade e tensão são queixas constantes de quem quer parar de fumar e não consegue. De fato, parar de fumar é uma decisão muito importante, que envolve um conjunto de ações e muita determinação. Vamos ver algumas plantas que podem ajudar a parar de fumar, quem sabe se esse não é o auxílio que está faltando. Vem comigo!

Como parar de fumar

Sabemos que o grau de dependência varia de pessoa para pessoa, assim como a intensidade da crise de abstinência. Algumas pessoas têm mais dificuldade e o fator emocional pode pesar na balança.

Os primeiros dias são os mais difíceis, o corpo sente falta da nicotina e entra em crise de abstinência que pode envolver depressão, nervosismo, ansiedade, dor de cabeça, mal estar, insônia, desconforto gastrointestinal e uma vontade muito grande de fumar.

É importante manter a determinação e montar uma estratégia para atingir sua meta.

Dicas para parar de fumar

Priorize uma alimentação saudável e natural com muitas frutas, legumes e verduras. Beba bastante água e evite o consumo de cafeína e álcool (pelo menos nas primeiras semanas).

Tomar o suco de meio limão pela manhã ajudará a deixar o pH do corpo mais alcalino, já que o fumante tende a ter um pH mais ácido e propício a doenças.

Adote uma rotina de exercícios físicos. Essas medidas vão ajudar a desintoxicar mais rapidamente e são hábitos que podem e devem ser mantidos. Você estará, em uma única tacada, mudando seu estilo de vida, sentindo-se mais bem disposto e sua saúde vai agradecer.

Em relação à ansiedade e tensão, vamos usar recursos da natureza, plantas que podem nos ajudar nesse momento tão difícil.

Plantas que ajudam a parar de fumar

Plantas calmantes

Para lidar com a ansiedade, nervosismo e insônia podemos lançar mão dos chás com propriedades calmantes, como o chá de camomila (acalma e ajuda na digestão), mulungu, passiflora, melissa e capim limão. Os chás com essa propriedade são contra indicados para quem faz uso de antidepressivos.

Plantas da alegria

O chá de alecrim, que alguns consideram o chá da coragem e da alegria, também pode ajudar. Açafrão, canela, curry, curcuma e noz moscada são algumas especiarias que estimulam a produção de serotonina, combatendo a depressão.

Em casos de desconforto gastrointestinais os chás de hortelã e gengibre são de grande ajuda.

Cravo e gengibre 

Popularmente, costuma-se mascar cravo, muitos relatam que o ato alivia a vontade de fumar, assim como cristais de gengibre.

Não custa tentar! Só não vale exagerar, já que, como alerta Leandro, mascar cravos libera um óleo essencial que pode corroer o esmalte dos dentes e manchá-los.

Mais dicas

Existem vários grupos de apoio para quem quer parar de fumar, inclusive ligados a universidades, como o da Unifesp.

Acupuntura, yoga e meditação são outras técnicas válidas e de grande ajuda na questão. O que importa é reencontrar o equilíbrio e ter uma vida mais consciente e saudável. Estamos na torcida, sucesso!

Este texto foi elaborado pela equipe  do  Instituto de Naturologia Flor-Essência possui um olhar humanizado e considera o ser humano em todos os seus aspectos. Somos especializados em promoção de saúde, bem estar e qualidade de vida através de terapias naturais, integrativas e complementares reconhecidas cientificamente. Algumas de nossas especialidades: Acupuntura, Fitoterapia, Massoterapia, Aromaterapia, Moxabustão, Meditação, Auriculoterapia, Terapia Floral, Cromoterapia, Toques Sutis, Reflexologia Podal, entre outras.



www.naturologiafloressencia.com.br
Facebook
Instagram

Este post foi publicado em por