Plantas morrendo? Veja dicas para recuperá-las

Cultive a Natureza no Seu Lar ->
Meu Lar Natural

Você ganha ou compra uma planta, ela chega linda na sua casa e, de repente, começa a ficar murcha, amarelada, sem vida! O que fazer para salvar a sua plantinha? Falamos com Viviane Noda do Projeto PorQueNão que nos deu dicas simples que podem ajudar a salvar as suas plantas! Plantas morrendo? Veja aqui o que fazer!

Tentar identificar o que está acontecendo

Ok, esta é uma dica aparentemente difícil, afinal nem todo mundo conhece o suficiente de planta para conseguir identificar a causa. Mas, calma, Viviane explica que é importante pesquisar o que cada planta precisa, por exemplo, se precisa de mais ou menos sol, quantas vezes regar por semana e coisas do tipo.

Basta uma pesquisa rápida para encontrar estas informações na Internet, aqui no Lar Natural temos várias dicas, coloque na nossa lupinha a planta para ver tudo o que já falamos sobre ela.

Viviane também ressalta que algumas plantas precisam de alguns insetos para ficarem supersaudáveis, o que na área urbana pode ser uma dificuldade.

Mude a planta de lugar

Muitas vezes, basta mudar a planta de lugar para que ela fique ótima. Talvez esteja numa área com muito vento e precise de mais proteção. Pode ser também excesso ou escassez de sol, daí a importância de saber o que cada planta precisa. Tem ainda uma dica para plantas em espaços internos: mexer o vaso de posição para que todos os lados da planta recebam luz, isto pode ser um diferencial positivo importante.

Verificar a rega

Plantas morrendo? Veja se não está regando em excesso, verifique se o vaso conta com uma boa drenagem. Ele deve ter furinhos na parte de baixo para permitir uma drenagem adequada. Mas se colocar a mão no solo e verificar que a terra está seca, então pode ser necessário aumentar a frequência das regas.

Pulgões?

Pode ser que a sua planta esteja com pulgões ou outro problema do tipo, aqui mesmo ensinamos uma receita natural para combater estas pragas. Clique aqui e assista ao vídeo com o passo a passo da receita de inseticida natural.

Colocar mais substrato adubado e usar o material da compostagem

Talvez a terra não seja suficientemente rica em nutrientes, então acrescente mais substrato adubado ou use material de compostagem para deixar as plantas fortes!

viviane-noda-foto-consultora

Consultoria: Viviane Noda é cofundadora do projeto Por Que Não e mostra pra gente que lidar com a terra faz um bem imenso! Clique aqui para falar com Vivi!!!

Conte o que você deseja ver em nossos artigos e vídeos! Explore a nossa lupinha e descubra mais artigos, são centenas de matérias exclusivas escritas para você!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por