Plantas medicinais que combatem gastrite

Soluções Vindas da Natureza ->
Comprar Natural

Sempre ampliando o leque de soluções naturais, trazemos agora plantas medicinais que combatem gastrite, um problema que atinge muitas pessoas, por diferentes causas e com tratamentos convencionais nem sempre satisfatórios. Para isso, contamos com os conhecimentos do naturólogo Leandro Lucena, que nos orientou nessa empreitada. Vem!

Propriedades das plantas medicinais que combatem gastrite

Guaçatonga (Casearia sylvestris)

Indicada em casos de gastrite, refluxo e azia. Também pode ser utilizada em forma de gargarejos para inflamação de garganta e, topicamente, em casos de aftas e como antisséptico e cicatrizante para picadas de insetos.

Sua ação reduz a secreção do ácido estomacal sem modificar o pH; já o óleo essencial, os taninos e os polissacarídeos presentes nela trazem uma forte atuação cicatrizante que, na cavidade gástrica, facilita o processo de cicatrização de feridas (gastrites) e auxilia no tratamento da H. pylori (bactéria que facilita a corrosão da parede gástrica).

Fonte: Google
Fonte: Google

No caso da H. pylori, alguns estudos sugerem que a Guaçatonga inibe a atuação de algumas enzimas liberadas pela bactéria, as quais impedem a formação do epitélio gástrico e sua cicatrização.

Ingerir preferencialmente longe das refeições, para não atrapalhar a absorção de nutrientes. Cautela na gravidez e lactação, por seu efeito diurético. Grandes doses administradas por muito tempo podem provocar a perda de sais minerais. 

Espinheira santa (Maytenus ilicifolia)

Indicada em casos de úlcera gástrica e duodenal, esofagite de refluxo e má digestão.

Forte atuação anti-úlcera gástrica. Cicatriza e produz uma camada que reveste a parede do estômago. Ótima para casos de excesso de gases abdominais, tem ação tonificante, antisséptica e levemente diurética.

Fonte: Google
Fonte: Google

É uma planta muito segura sendo contra indicada apenas em casos de gravidez e lactação. Leandro nos chama atenção para alguns cuidados: “a Espinheira Santa é um dos fitoterápicos mais adulterados atualmente, devido à sua semelhança com a Maytenus robusta, que não possui as mesmas propriedades da Maytenus ilicifolia. Portanto, compre apenas em farmácias de confiança!”.

Gastrite e o stress

A gastrite está muito associada com estresse acumulado, ansiedade, inabilidade para lidar com os conflitos do dia a dia, etc. Para tal abordagem, trazemos a Camomila, uma poderosa ansiolítica e que, ao mesmo tempo, cuida da digestão física e emocional.

Camomila (Matricaria chamomila ou Chamomila recutita)

Indicada em casos de cólicas intestinais, processos inflamatórios da boca e da gengiva, má digestão, quadros de estresse, ansiedade, euforia e histeria. O uso tópico é indicado para cicatrização de picada de insetos.

O óleo essencial e os flavonoides, substâncias ativas da camomila, são os principais responsáveis pela forte atuação sobre o sistema nervoso central, garantindo as ações sedativa e ansiolítica da planta. Seu óleo essencial vem sendo estudado como um imunoestimulante.

Fonte: Google
Fonte: Google

A camomila auxilia, ainda, em casos de inflamação e cicatrização de feridas gástricas; é digestiva, antiespasmódica, anti-inflamatória e gastroprotetora.

É preciso cautela ao associar a camomila com sedativos, etanol, ansiolíticos e anticoagulantes. É fotossensibilizante, se usada na pele, evite exposição ao sol para prevenir manchas.

Faça uso de fitoterápicos sempre sob orientação médica/terapêutica e lembre-se que o excesso pode oferecer riscos a sua saúde.

Este texto foi elaborado pela equipe  do  Instituto de Naturologia Flor-Essência possui um olhar humanizado e considera o ser humano em todos os seus aspectos. Somos especializados em promoção de saúde, bem estar e qualidade de vida através de terapias naturais, integrativas e complementares reconhecidas cientificamente. Algumas de nossas especialidades: Acupuntura, Fitoterapia, Massoterapia, Aromaterapia, Moxabustão, Meditação, Auriculoterapia, Terapia Floral, Cromoterapia, Toques Sutis, Reflexologia Podal, entre outras.



www.naturologiafloressencia.com.br
Facebook
Instagram


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de bem estar. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por