Pedra hume: um desodorante natural eficaz e sem risco?

Guia essencial para a saúde íntima ->
Quero baixar

Esta é uma das alternativas mais conhecidas mundialmente para substituir os desodorantes convencionais. A pedra hume ou pedra de alume é um desodorante natural conhecido há séculos, tem ação antibacteriana e antitranspirante.

Mas será uma boa alternativa aos desodorantes que contêm alumínio? Será mais saudável?

Onde encontrar a pedra de alume

No mercado há pedras de alume de potássio naturais ou sintéticas, em barra ou em pó. No Brasil o mais comum é encontrar a pedra triturada.

Foto: Google
Foto: Google

Para adquirir a pedra de hume em barra, é necessário recorrer a lojas de produtos on-line que entregam no país todo. Poucas farmácias comercializam a pedra em barra.

Como age  a pedra hume

pedra-de-alume-desodorante-natural
Foto: Google

A pedra vem geralmente em formato retangular como se fosse uma barra de sabonete pequena. Ao ser molhada e passada sobre a axila cria uma espécie de “película” com efeito adstringente, evita o mau cheiro e reduz a transpiração.

Nós testamos

A pedra não tem cheiro algum! Devo confessar que no primeiro teste que fiz, justamente antes de uma aula de exercícios funcionais (superpesada), temi que a pedra não funcionasse e o cheiro de suor tomasse conta do lugar.

Foto: Google
Foto: Google

E isto não aconteceu – eu suei muito, mas menos do que se não estivesse usando nada. E o suor não tinha cheiro algum! A pedra consegue evitar o mau cheiro e diminuir um pouco a transpiração, com uma ação que dura de 8 a 12 h.

Probleminhas práticos da pedra hume

A pedra ume pode durar anos, mas logo nos primeiros usos as pontas ficam lascadas e ao aplicar na axila acabam surgindo pequenos cortes. Além disso, animais de estimação e crianças devem ficar longe da pedra. A ingestão pode provocar hemorragia e até levar a morte, segundo dados da pesquisa publicada pela revista Periodontia sobre o uso da pedra em bochechos.

Foto: Google
Foto: Google

É mais saudável do que o desodorante com sais de alumínio?

Segundo o INCA, não existem dados científicos suficientes comprovando a relação entre o câncer de mama e o uso de desodorantes com sais de alumínio e derivados. No entanto, o próprio instituto chama atenção para um parecer da American Cancer Society sobre este assunto, afirmando que o uso de antitranspirantes pode aumentar o risco de câncer de mama.

O “X” da questão: o alumínio

A pedra de alume de potássio (ou pedra ume, pedra hume, de alúmen de potássio) é composta por alumínio! Então, quem defende o uso como sendo mais saudável aposta que os cristais que contêm alumínio que se formam ao usar a pedra seriam maiores do que os contidos nos desodorantes e não penetrariam na pele.

Mas não há dados que comprovem esta afirmação. Há quem condene o uso afirmando exatamente o contrário: que a pedra representa os mesmos riscos do desodorante com alumínio, como neste interessante texto do blog Siempre verde.

Na dúvida, vale lembrar que existem no mercado diversos desodorantes livres de alumínio (naturais ou não), além disso, soluções caseiras e simples como a aplicação de óleo de coco nas axilas podem substituir os desodorantes.

Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!


 

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de cuidados com a pele. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por