Passo a passo para fazer uma estilosa mesa artesanal

Minha Casa Sempre Ecológica ->
Comprar Sustentável

Se você gosta de trabalhos manuais, tem um pouco de habilidade e acesso a madeira de reaproveitamento ou mourões, vai adorar construir esse móvel rústico e charmoso que vai deixar sua casa ainda mais bonita. O Lar Natural traz o passo a passo para fazer uma estilosa mesa artesanal rústica que, além de linda, é muito prática e versátil. Vem comigo!

Passo a passo para fazer uma estilosa mesa artesanal

A dica é do tutorial DIY do site Better Homes and Gardens, a mesa é o que eles chamam de “Birch-Log Coffee Table”, uma espécie de mesa de café, mas, como vocês podem ver, ela é bastante versátil.

Material necessário: 34 troncos de madeira (toras) de 46 cm com mais ou menos 9 cm de diâmetro, 45 discos dos troncos de 10 cm, 2 placas de compensado 1,22×2,44 de 10 mm(para a caixa e para a base), cola de madeira, parafuso de madeira, 4 rodízios de 4 polegadas, verniz e argamassa Grout.

Ferramentas: Serra circular, parafusadeira, broca, serrote, desempenadeira lisa e uma espátula de pedreiro.

Como fazer:

mesa-artesanal

1°- Corte uma base de madeira compensada de 81 x 61 cm e reserve. Agora, construa uma caixa de 69x46x40, usando 2 partes de 46×40 para as laterais, duas de 69×40 para o comprimento e uma para o fechar a caixa de 69×46 (tampa, vai ser colocada no passo 3). Cole todas as laterais da caixa; depois de seca, centralize-a na base de madeira maior (81×61) e fixe-a com parafusos.

2° – Usando a serra, corte as toras em pedaços de 46 cm, passe cola em uma lateral e na parte debaixo da tora e vá revestindo toda a lateral da caixa com elas; para reforçar, parafuse as toras pelo lado de dentro da caixa.

3° – Agora, vamos usar a placa cortada no passo 1 de 69×46 para fechar a caixa. Use parafusos para fazer isso.

4° – Corte 40 rodelas de 2,5 cm usando a serra circular, agora cole as rodelas no tampo da mesa de forma alinhada, como na imagem.

5° – Usando a espátula de pedreiro e a desempenadeira, aplique a argamassa no tampo, preenchendo todos os vãos entre as rodelas de madeira; aplique com a espátula e alise com a desempenadeira. A espátula também ajuda a tirar o excesso de massa em cima da madeira, afinal, queremos que elas fiquem aparentes. Espere secar bem antes de seguir para o próximo passo.

6° – Fixe os rodízios com parafusos, mantendo uma distância de 3 cm a partir da borda. Finalize aplicando uma camada de verniz para proteger a madeira e já está prontinha!

Veja outos modelos abaixo:

mesa-artesanal

Aqui no Lar Natural há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por