Os poderes e benefícios da linhaça

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Porque você deveria consumir linhaça? Lembra um pouco o Tim Maia cantando: “me dê motivosssssss…”, pois muito bem, vamos a eles que são muitos! Quando se pensa em uma alimentação saudável, repleta de alimentos funcionais, em emagrecer com saúde e ter aquela sensação gostosa de cuidar de si mesmo, a linhaça aparece como uma verdadeira arma secreta, então veja aqui como incluir este alimento cheio de poder na sua dieta.

Benefícios da linhaça

Ela é uma sementinha rica em proteínas, minerais, vitaminas e ácidos graxos como os ômega 3, ômega 6 e 9  que atuam na redução do colesterol ruim e combatem as doenças cardiovasculares. Já a grande quantidade de isoflavona (o mesmo da soja indicado para reposição hormonal natural) e de fitoesteróis amenizam os sintomas da TPM e da menopausa.

Quer mais motivos? Tem… A alta concentração de fibras ajuda a regular o intestino e a dar saciedade que é a força que você precisa para alcançar seu objetivo de emagrecer com saúde.

Magra, saudável e linda? Aposte na linhaça com seu alto poder antioxidante que, ainda, combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas! Então, viva a linhaça!!!

Na hora da compra

Agora que você já sabe o que os benefícios da linhaça podem fazer por você, vamos às compras. Existem dois tipos de linhaça:

A linhaça dourada cultivada em clima frio, sabor mais suave, um pouco mais cara, e a linhaça marrom cultivada em clima quente, sabor mais acentuado de castanha, baratinha e mais fácil de encontrar no mercado.

Em relação aos superpoderes, ao contrário do que se acreditava, estudos recentes indicam que não existe uma diferença significativa entre as duas. Alguns ainda juram que a dourada leva certa vantagem.

Como consumir a linhaça                           

Pode ser consumida como semente, farinha de linhaça (no preparo de receitas), óleo de linhaça (tempero de salada) ou em cápsulas.

A melhor maneira ainda é triturar a porção da semente na hora do consumo, assim você garante todos os nutrientes e benefícios. (a casca é dura e pode sair do mesmo jeitinho que entrou se não for triturada), depois é só adicionar ao suco, iogurte, salada, frutas, etc.

Recomenda-se o consumo diário de 1 a 2 colheres de sopa da semente triturada.

Caso escolha uma versão já triturada disponível no mercado, lembre-se de guardá-la em um recipiente de vidro escuro na geladeira para evitar a oxidação.

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