Os benefícios do kefir e como preparar

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Já ouviu falar do kefir? Quem leva uma alimentação mais natural conhece bem este probiótico e os seus benefícios. Veja aqui os benefícios do kefir e como ele pode ajudar a ter uma alimentação mais saudável. Ah, já ia esquecendo do principal: aprenda a prepará-lo! 😉

O que é kefir?

O kefir surgiu há mais de 4 mil anos nas montanhas do Cáucaso e, embora tenha um aspecto semelhante ao iogurte, possui uma complexidade nutricional maior. O grão de kefir é composto por uma colônia de microrganismos que até hoje não se sabe muito bem como surgiu e a indústria não conseguiu reproduzir. Estes grãos parecem bolinhas brancas gelatinosas.
Kefir significa “bem-estar” ou “bem-viver“. É considerado um super suplemento probiótico elaborado à base de microorganismos vivos. Sabe-se hoje que a microbiota intestinal é composta por cerca de dezenas de trilhões de bactérias e por centenas de diferentes espécies, constituindo-se em um ecossistema de altíssima complexibilidade, que abriga e trabalha para manter bactérias benéficas e patogênicas em harmonia. Esse equilíbrio é o que garante saúde e longevidade do corpo, e o Kefir atua diretamente nesse ecossistema, equilibrando e controlando os radicais livres que adoecem e envelhecem o corpo.

Benefícios do Kefir

 

A lista de benefícios apontada pelos usuários e alguns nutricionistas é imensa. Mas, atenção: o kefir e os probióticos, em geral, não devem ser consumidos por pessoas com baixa imunidade sem o consentimento médico. Agora vejamos alguns dos benefícios:

  • Contém diferentes tipos de lactobacilos e leveduras.
  • Previne e ajuda a tratar problemas estomacais como gastrite.
  • Auxilia na restauração da microflora intestinal e a regular o funcionamento do intestino.
  • Fonte de nutrientes: Cálcio, Fósforo, Vitamina B12, Riboflavina (B2), Magnésio e Vitamina D.
  • Propriedades antibacterianas: proteger contra bactérias nocivas. 
  • Anticancerígeno: O Kefir pode inibir o crescimento de células cancerosas.
  • Diminuição da lactose: Testes com Kefir de leite após 36 horas de fermentação, atingiu valores abaixo do valor limite que pode ser consumido por indivíduos intolerantes à lactose.
  • Poderoso Probiótico: Seu substrato é um poderoso probiótico, combate e equilibra os radicais livres no intestino.
  • Antioxidante Natural: Promove a longevidade do organismo.
  • Saúde óssea: O Kefir feito a partir de laticínios é uma excelente fonte de cálcio. Se produzido a partir de produtos lácteos sem a retirada da gordura, ele contém vitamina K2 com benefícios importantes para a saúde óssea.
  • Baixo Custo: Comparado aos probióticos industrializados seu custo é baixíssimo.

Como fazer Kefir de Leite

  1. Separe um recipiente de vidro com boca larga
  2. Coloque 1 colher de sopa de grãos de Kefir de leite nesse recipiente (Não leve à geladeira pois isto pode matar os grãos de kefir).
  3. Adicione 1 litro de leite ( Use leite fresco, não deve ser quente nem frio nem fervido. Pode ser leite integral, semi-desnatado, desnatado, de vaca ou de cabra. )
  4. Cubra o recipiente com uma telinha protetora de tule. Deixe fermentar em temperatura ambiente de 18h à 24h. (No máximo 36h)
  5. Coe o líquido metabolizado pelos grãos de Kefir: O probiótico.
  6. O líquido coado é o que você deve tomar. (Este pode ir à geladeira por 1 ou 2 dias, no máximo)
  7. Logo após coar, reserve os grãos de Kefir novamente em vidro higienizado e reinicie o processo. 

Como fazer Kefir de Água

  1. Separe um recipiente de vidro
  2. Coloque os grãos de Kefir de água nesse recipiente
  3. Adicione água filtrada e açúcar mascavo
  4. Recomenda-se 2 colheres de sopa de açúcar mascavo para cada 500 ml de água filtrada.
  5. Cubra o recipiente com uma telinha protetora de tule. Deixe fermentar em temperatura ambiente de 18h à 24h. (No máximo 36h)
  6. Coe o subprotudo metabolizado pelos grãos de Kefir: O líquido probiótico e guarde em geladeira para consumí-lo em até 2 dias.
  7. Reserve os grãos de Kefir novamente em vidro e reinicie o processo. 

Dicas importantes

  • Não use metal para manusear o kefir.
  • Você pode tomá-lo batido com frutas, puro, com mel, granola, aveia, etc. Tome pela manhã ou à noite.
  • Os grãos de Kefir são capazes de fermentar diversos alimentos, como leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, açúcar mascavo, sucos de frutas, extrato de soja, entre outros. Sendo o modo de fazer o mesmo dos citados acima.
  • Atenção: nunca deixe os grãos de kefir por mais de 40 horas no mesmo leite. Para manter vivos os grãos de kefir, repita este processo todos os dias ou a cada 36 horas.
  • No Verão, lave com água mineral os grãos 1 x por semana com água em temperatura ambiente. Já no inverno, faça isto de 15 em 15 dias. Os grãos vão proliferar, então retire o excesso e doe para alguém!

Onde encontrar os grãos de kefir

Os grãos excedentes do Kefir não são vendidos e sim tradicionalmente são doados por pessoas ou entidades que se dispõem a divulgar e doar, porem há quem comercialize o produto.
O ideal é encontrar alguém conhecido ou perto de você que doe os grãos de kefir. Aqui seguem 2 links de comunidades com doadores de kefir:

Página no Facebook : Kefir Alimento Probiótico

Blog Kefir Alimento Probiótico: Lista de Doadores

Imagem: FoodTrients.com (Reprodução)

Contraindicações

Até então não há registros e estudos de contraindicação do uso de Kefir.
Observação importante: não insira o kefir na sua alimentação diária sem consultar o seu médico ou nutricionista antes!

Assista aos nossos vídeos, clique aqui

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