Os benefícios do repolho

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O repolho é um vegetal crucífero bastante popular e muito consumido em algumas culturas, como o chucrute alemão, os charutos árabes e também como saladas, sopas e refogados aqui no Brasil. Ele tem preço e rendimento bastante atrativos, assim como durabilidade depois da compra.

Vamos ver quais são os benefícios do repolho para a nossa saúde, e por que vale a pena consumi-lo. Vem comigo!

O que que o repolho tem

O repolho é altamente nutritivo, rico em vitaminas A, C, E, K e as do complexo B, além de selênio, antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, potássio, ácido fólico, antocianinas, iodo, fitoquímicos, fibras e enxofre. Toda essa gama de nutrientes em baixíssimas calorias (100g tem aproximadamente 25 kcal).

Quais os benefícios que o consumo nos traz

Sua riqueza de nutrientes faz do repolho um alimento com ação anti-inflamatória e antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda na prevenção de várias doenças degenerativas, como alguns tipos de câncer, artrite, doenças cardiovasculares e crônicas.

Colabora para a saúde da visão, dos ossos (osteoporose), do sistema nervoso e digestivo. Suas fibras promovem o bom funcionamento do intestino, bem como ajuda a manter as bactérias benéficas e reduz as nocivas, fortalecendo o sistema imunológico.

É utilizado para ajudar na recuperação de úlceras e gastrites, e contribui para desintoxicar o organismo, tanto que é figurinha fácil em sopas de emagrecimento e dietas. De fato, ele é um ótimo parceiro para compor um cardápio para emagrecer com saúde!

Tipos de repolho

Existem basicamente dois tipos, o repolho roxo e o repolho branco, eles diferem quanto a alguns nutrientes. O roxo tem antocianinas, um antioxidante que dá a sua cor roxeada, tem o dobro de fósforo que o branco e um pouco mais de selênio e vitamina C.

Já o branco tem um pouco mais de vitamina A e ácido fólico. Alternar o consumo dos dois tipos é interessante do ponto de vista nutricional.

Alguns inconvenientes

Todo mundo sabe que comer repolho pode provocar um aumento de gases (flatulência), algumas pessoas são mais sensíveis que outras e o culpado é o enxofre. Mas, com tantos benefícios, acreditamos que vale a pena driblar esse inconveniente.

Agora, se você estiver amamentando, acredita-se que o melhor é evitar o consumo, porque pode causar cólica no bebê.

Pessoas com hipotireoidismo devem consumir repolho com moderação e dar preferência pelo alimento cozido, já que ele pode impedir a absorção do iodo pela tireoide. Fale com a sua nutricionista!

Você come repolho regularmente? Conte para a gente comentando o artigo em baixo!

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