Os benefícios do amendoim

Manhãs mais saborosas e saudáveis ->
Eu adoro

Vocês sabiam que o amendoim é parente da soja e do feijão?
E que ele é praticamente uma paixão nacional na hora de petiscar?  E que seus doces fazem um tremendo sucesso? Pois ele é tudo isso e muito mais!
Vamos ver quais os benefícios do amendoim para nossa saúde, quais os cuidados que devemos ter e qual a melhor maneira de consumi-lo. Vem comigo!

O que que o amendoim tem

O amendoim é um alimento de alto teor nutritivo, tem na sua composição proteína vegetal, minerais, vitaminas, antioxidantes, fitoquímicos e fibras, como o revesterol, arginina, ácidos graxos (ômega 3 e 6-gordura boa), potássio, magnésio, zinco, selênio e vitamina E, dentre outras. É altamente calórico e seu consumo deve ser moderado.

Os benefícios do amendoim para a saúde

O seu consumo regular combate doenças cardiovasculares, a ação dos fitoesterois diminui o colesterol, a arginina melhora a circulação e abaixa a pressão; o resveratrol é um poderoso antioxidante que combate a degeneração celular, que está relacionada com várias doenças, processos inflamatórios e envelhecimento precoce; assim também o zinco, que é o responsável por turbinar as funções cerebrais e dar um efeito afrodisíaco ao alimento.

O amendoim dá sensação de saciedade por mais tempo, aumenta o metabolismo em até 11% e é ótimo para quem quer ganhar massa muscular. Este é mais um daqueles casos em que o alimento é muito calórico, mas ainda assim deve fazer parte do cardápio de quem quer emagrecer com saúde, desde que consumido da forma correta.

Perigo no consumo do amendoim

O amendoim, dependendo das condições de cultivo e armazenamento, pode se tornar hospedeiro de um fungo cuja toxina (aflatoxina) pode causar sérios problemas no fígado. Por isso é muito importante buscar amendoins e alimentos à base dele com selo de garantia e procedência da ABICAB.

Ele está entre os alimentos com alto teor alergênico, por isso também é importante ficar atento a qualquer reação alérgica.

Consumo recomendável

Para ter acesso apenas aos benefícios do amendoim é importante consumir com moderação (30gr diárias), observando o selo de procedência e preferindo o alimento in natura. Uma sugestão é torrar em casa e não adicionar sal ou óleo. A pasta ou manteiga de amendoim integral sem açúcar também é uma boa opção.

Os amendoins industrializados, torrados, salgados, confeitados, japonês, doces como paçoca, pé de moleque, etc., tem aditivos que comprometem, anulam e até invertem os benefícios. Então, atenção, eles continuam na categoria “guloseima para bem de vez em quando”, se a saúde permitir.

Você pode também se interessar por:

Os benefícios do abacate

Os benefícios do inhame

Os poderes da maçã. Surpreenda-se!

O que achou dos benefícios do amendoim? Conte para a gente e compartilhe pelo facebook!

Este post foi publicado em por