Ômega 3 – Quais os benefícios para a saúde!

Muito se fala da importância de consumir alimentos ricos em ômega 3, mas será que sabemos quais são esses benefícios, se vale a pena aumentar o consumo e, até mesmo, suplementar? O Lar Natural conta tudo para vocês!

Ômega 3: o que é e para que serve

Ômega 3 é um ácido graxo essencial (ácido linolênico – gordura boa), não é produzido pelo corpo e é de fundamental importância para a saúde e bom funcionamento do organismo. Ele, assim como o ômega 6, compõe as membranas de todas as nossas células, ajudando na troca de nutrientes e neutralizando os radicais livres que estão relacionados com processos inflamatórios, degenerativos, dentre outros.

Ele é importante nos processos neurológicos, ajuda a combater a depressão, melhorar a memória, prevenir o mal de Alzheimer e, ainda, a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos (combate doenças cardiovasculares).

Age ainda como anti-inflamatório e redutor de glicemia, além de regular a pressão arterial, melhorar a imunidade, proteger as articulações, favorecer o aumento da massa magra (músculos) e aumentar o metabolismo (termogênico). Muitos benefícios, vocês não acham?

Fontes de ômega 3

As fontes de ômega 3 podem ser de origem vegetal, como: linhaça (semente e óleo), soja, vagem, feijão, nozes, chia, azeite de oliva extra virgem, espinafre, agrião, rúcula e óleos de girassol e prímula. Já as fontes de origem animal vêm basicamente de peixes de água fria, como atum, salmão, sardinha, cavala e arenque, óleo de peixe e de fígado de bacalhau.

Outra opção é o uso de suplementos alimentares em cápsulas. Confira algumas opções no Carrinho Natural aqui.

Cuidados com o consumo

Quando for preparar o alimento, evite temperaturas acima de 180°, que comprometem as propriedades e benefícios.

Pessoas com problema de coagulação devem conversar com seus médicos sobre o consumo de ômega 3. O excesso pode complicar ainda mais.

Ao comprar suplementos, observe no rótulo a indicação “livre de metais pesados”.

Este post foi publicado em por