Óleos essenciais para tratar gatos e cachorros

Tudo Natural para Meu Pet ->
Ele Merece

Os óleos essenciais e os óleos vegetais podem ajudar nos cuidados com os gatos e cachorros. A nossa nova consultora, a veterinária Ana Paredes, é homeopata e dá dicas supersimples e eficientes de como usar os óleos essenciais para tratar os nossos amiguinhos de 4 patas!

Óleos essenciais para tratar gatos e cachorros

Ana Paredes enfatiza que, embora os óleos essenciais e vegetais possam e devam ser usados nos animais, é preciso tomar cuidado já que “cães e gatos possuem um olfato diferente do nosso, então para aromaterapia e massagens, tome cuidado para não irritar o aparelho respiratório, use doses menores do que as usadas em humanos”.

Além disso, gatos e cachorros têm o hábito de lamber o pelo, o que requer ainda mais cuidado e atenção na hora de aplicar os óleos, principalmente, se for usar sobre a pele.

Ana separou 3 óleos que considera interessantes na hora de tratar os animais:

Óleo essencial de lavanda

Ação calmante, analgésica, antisséptica e cicatrizante.

Como usar: se o objetivo é deixar o animal mais calmo, pingue 3 gotinhas na cama do seu amiguinho, isto também vai ajudar a espantar as pulgas.

Para o ambiente: dilua de 5 a 10 gotas em 5 ml de álcool a 70% , acrescente 300 ml de água, coloque em uma embalagem spray e borrife por toda a casa. Ajuda a tranquilizar os animais e as pessoas da casa.

Quando o animal está muito agitado, uma possibilidade é pingar 2 gotas na palma das mãos, esfregar uma na outra, e depois passar sobre o pelo dele ou fazer uma massagem no seu amiguinho. Ana avisa que esta ação também serve como analgésico tópico, aliviando as dores no caso de contusões.

Óleo essencial de alecrim

Ação antidepressiva e ainda atua sobre o aparelho circulatório, respiratório e digestivo.

Como usar: para limpar as vias aéreas, pingue algumas gotinhas (poucas) em uma bacia com água quente e coloque perto do animal. Isto vai ajudar a aliviar o desconforto (em casos mais graves, Ana recomenda adicionar também o extrato de própolis).

Para combater a depressão, Ana indica o mesmo procedimento anterior sugerido para o ambiente e a massagem, só substituindo a lavanda pelo alecrim.

Óleo de sucupira

Ação analgésica, anti-inflamatória potente, além de melhorar a condição imunitária geral.

Como anti-inflamatório e analgésico, nos casos de dores crônicas, dar de 5 a 10 gotas diariamente.

ana-maria-paredes-veterinaria

Ana Paredes é veterinária, formada pela Unesp, pós-graduada em Homeopatia pelo Instituto Jaqueline Pecker e pelo IBEHE- UNAERP, fitoterapeuta e pesquisadora  há 30 anos, produtora rural orgânica.

Assista a nossos vídeos no youtube, basta clicar AQUI

Compartilhe este artigo pelo Facebook ou Google + 

Este post foi publicado em por