Óleo essencial de eucalipto – usos e benefícios!

Uma casa com paz e tranquilidade ->
Sinta esse Prazer

O eucalipto é uma planta medicinal de cheiro bastante agradável e muito usada no tratamento de doenças respiratórias, e essencial numa boa sessão de sauna, além de ser um ingrediente fácil nas receitas da vovó para tratar gripes e resfriados. Vamos ver quais são os benefícios do óleo essencial de eucalipto para a nossa saúde e quais são as formas utilização. Vem comigo!

Propriedades do óleo essencial de eucalipto

O eucalipto é uma árvore originária do Japão, seu nome científico é Eucalyptus Globulus Labill. Tem poder expectorante, descongestionante, antisséptico, desinfetante, anti-inflamatório, antimicrobiano, cicatrizante, aromático, repelente de insetos e vermífugo.

Além do uso em tratamentos de gripes, resfriados e doenças respiratórias, a inalação pode ser utilizada para diminuir a tensão nervosa, relaxar e aliviar dor de cabeça.

Já as massagens e banhos aromáticos melhoram as dores musculares e reumáticas, lesões, irritações de pele, estresse, fadiga e insônia.

Como utilizar o óleo essencial de eucalipto

Pode ser diluído em água e borrifado no ambiente, usado nos odorizadores, diluído em óleo mineral e aplicado diretamente na pele, inalação, escalda pés e compressas:

Compressa fria: Alivia contusões, inchaços, dores de cabeça, febre, queimaduras, inflamações e entorses recentes.

Compressa morna: Alivia cólica menstrual, dores musculares, dor de ouvido e machucados antigos.

Precauções

É aconselhável realizar teste de sensibilidade, crianças pequenas e grávidas devem falar com seus médicos antes de fazer uso de óleos essenciais.

Conhece o canal do Lar Natural no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você. Clique em Lar Natural e inscreva-se!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por