O que plantar na horta em fevereiro?

Cultive a Natureza no Seu Lar ->
Meu Lar Natural

Há quem ame ou odeie a hortaliça desse mês. O Engenheiro Agrônomo Ferreira nos traz as orientações para cultivo de coentro – uma erva anual que germina, floresce e morre no período de um anoe pode atingir de 70cm a 1m de altura. Suas folhas são de coloração verde-brilhante semelhante à salsa, e que exalam um aroma forte quando esmagadas. O florescimento ocorre entre a primavera e o verão.  

Dica para uma horta em casa!
Compre a sua horta no Lar Natural!

O coentro é um excelente condimento, utilizado em várias culinárias o mundo para temperar peixes, carnes, sopas, legumes, patês, biscoitos, pães, bolo e variados pratos salgados.

Coentro. Fonte: Google

Suas sementes são ricas em retinol, tiamina, riboflavina, niacina, cálcio, fósforo, ferro e ácido ascórbico.

Além do mais, como uso terapêutico, o coentro é indicado em casos de flatulência e diarreia e também é vermífugo e estimulante das funções digestivas.

Cultivo

  •  Áreas pouco ensolaradas, de baixadas, mal drenadas, sujeitas à neblinas, devem ser evitadas para o plantio do coentro, pois favorecem o aparecimento de doenças.  
  • Os solos férteis, profundos, bem drenados e com boa exposição à radiação solar, são os preferidos.
  • Devem ser evitados solos ácidos e os que retêm muita umidade.
  • O coentro é uma planta que tolera bem tanto o frio como o calor, assim como curtos períodos de seca.
Plantação de coentro em estufa. Fonte: Google
Plantação de coentro em estufa. Fonte: Google
  • O composto orgânico, na quantidade de 2 a 3 kg/m2, é o adubo ideal para ser utilizado, pois não polui o meio ambiente e, ainda pode ser produzido na própria propriedade.
  • O composto além de ser uma boa fonte de macronutrientes, possui micronutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas e, ainda reduz a acidez do solo, ao contrário dos adubos químicos que podem salinizar e acidificar o solo e contaminar os rios.
  • Caso não disponha de composto orgânico, pode-se utilizar os estercos de gado (2 kg/m2) ou de aves (1kg/m2), desde que sejam curtidos.
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
  • O plantio é feito através de seus frutos ou sementes. A germinação é demorada (7 à 14 dias).
  • A semeadura deve ser em local definitivo, em canteiros bem preparados, utilizando-se 1,5 a 2g de sementes por m2.
  • Usar espaçamento entre as linhas de 30 cm e 2 a 5 cm entre as sementes na linha.
  • As sementes devem ser semeadas nos sulcos a uma profundidade de 1 a 2cm e cobertas com 1 a 2cm de terra. Após a germinação, deve-se realizar o desbaste, eliminando as plantas fracas e determinando-se o espaçamento final entre uma planta e outra na linha, de 15 a 20 cm.
Fonte: Google
Fonte: Google
  • Sempre que necessário, eliminar as plantas espontâneas (“mato”) e irrigar.
  • São poucas as pragas e doenças que afetam o cultivo do coentro. Caso ocorra doenças, recomenda-se fazer a rotação de culturas, uma prática pelo qual se evita a repetição continuada de uma mesma  espécie de planta no mesmo lugar e na mesma estação do ano.

Colheita

  •  A colheita dos frutos é realizada a partir do momento em que 50 a 60% dos frutos, apresentam cor amarelo-dourado ou marrom-claro-amarelado, ou pardo, conforme a variedade.
  • A colheita é feita, cortando-se os ramos com as umbelas (extremidades dos ramos onde estão os frutos).
Fonte: Google
Fonte: Google
  • As umbelas cortadas podem ser colocadas em recipientes sem furos, para serem transportados para o local de secagem.
  • A colheita das folhas é feita a partir do momento em que a planta possui folhas suficientes que possam ser colhidas, sem prejudicar o seu desenvolvimento, encerrando a colheita quando surgirem os primeiros órgãos que originarão as flores.

Uso do coentro no manejo de insetos e pragas

O coentro também pode ser utilizado no manejo de insetos-pragas, aumentando a biodiversidade, principio básico para o sucesso da agricultura orgânica.

  • Quando consorciado com tomate, diminui o ataque da traça do tomateiro que perfura os frutos, e da mosca branca, além de atrair inimigos naturais de diversas pragas que atacam as hortaliças.
Fonte: Google
Fonte: Google
  • O preparado com coentro é eficiente no manejo de ácaros e pulgões que atacam várias hortaliças.

Como preparar: cozinhar folhas de coentro em 2 L de água; para pulverizar as plantas, acrescentar mais água.

Antônio Carlos Ferreira da Silva é engenheiro agrônomo com mais de 32 anos de vida profissional na área de pesquisa em hortaliças e dedica-se há mais de 15 no desenvolvimento das técnicas do cultivo orgânico.


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de casa e jardim. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por