O que fazer com as crianças nas férias?

As férias do fim de ano chegaram e muitos pais e avós não sabem o que fazer com as crianças, afinal as aulas só recomeçarão em fevereiro de 2019! Então, relaxe e lembre-se de que, embora seja um desafio entreter as crianças neste período, é também um tempo precioso de interação familiar, excelente para fortalecer os vínculos afetivos. Veja aqui dicas sobre o que fazer nas férias com sugestões de atividades para as crianças!

Viajar em família

A vantagem das férias escolares de verão é que coincidem com o recesso e até com as férias de muitos pais, o que possibilita fazer uma deliciosa viagem em família. Opte por destinos que permitam envolver as crianças em atividades que sejam estimulantes física e culturalmente. Se for ao litoral, além das praias, visite pontos interessantes da cidade que conservem curiosidades e muita história, caso vá para Paraty, por exemplo, não deixe de conhecer a comunidade quilombola.

Para quem não pode viajar com os filhos, a colônia de férias e o acampamento de férias são boas opções. Muitos incluem a imersão em um segundo idioma, o que pode ser ótimo para o aprendizado das crianças.

Atividades para as crianças

Preparamos sugestões sobre o que fazer com as crianças nas férias para quem não vai viajar. Uma dica importante: procure conhecer e manter contato com os pais dos coleguinhas da escola, isto proporcionará um revezamento e ajuda extra na organização e acompanhamento das atividades no período escolar e nas férias.

1)    Procure o Sesc da sua cidade. A programação infantil é reforçada neste período e conta com atividades culturais e de lazer muito variadas!

2)    Organize uma ida ao cinema com os amiguinhos, mas envolva a turma na escolha do filme, assim eles aprendem a organizar uma “saída de lazer”.

3)    Faça um piquenique e aproveite o parque para brincar com os seus filhos: jogue bola, corra, pule corda; volte a ser criança!

4)     Ensine os seus filhos a cozinhar! Com a ajuda deles e de outras mães, organize um grupo de crianças e pensem juntos um menu! Depois façam as compras em uma feira orgânica e preparem tudo juntos, brinquem de restaurante!

cozinhar com criancas

5)    Visite museus, exposições e explore os bairros da cidade com a sua história e arquitetura. Uma dica é caminhar por um bairro e tentar fazer um mapa dele.

6)    Faça um passeio de bicicleta com a família inteira.

7)    Visitem no final de semana fazendas próximas e aproveitem a natureza.

8)    À noite monte um acampamento em casa! Use colchões, edredons, travesseiros e lanternas. A sala ou o quintal podem virar o cenário para a contação de histórias, enquanto se deliciam com um pão de queijo quentinho!

9)    Façam uma horta caseira!

crianca horta

O que achou das nossas dicas?

Compartilhe conosco uma memória especial que você tenha das suas férias escolares!

Este post foi publicado em por