O poder das cascas, não abra mão delas!

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Se você é rica eu não sei, mas que seu lixo tem grandes probabilidades de ser, isso eu tenho certeza! Não estamos falando apenas da estimativa de que jogamos fora 20% dos alimentos que compramos, mas também das vitaminas, sais minerais e proteínas existentes nas cascas, folhas e talos que acabam indo parar no lixo. Vamos ver como usá-las para incrementar nossa dieta e diminuir esse desperdício de alimentos.

Aproveitamento integral dos alimentos

Você sabia que a concentração de nutrientes nas cascas, folhas e talos é altíssima e em alguns casos até superior em relação a parte do alimento considerada “principal” ou convencional? Pois é, isto acontece com a abóbora, abacaxi, goiaba, banana, limão, mamão, maçã e melancia.

Receitas Saudáveis

Algumas cascas são muito fáceis de incorporar na nossa dieta (só não retirá-las) como: do pepino, da batata inglesa, cenoura, maçã, berinjela, uva, jabuticaba, beterraba, limão, manga e abóbora.

Outros aproveitamentos fazem uso das partes no preparo de sucos, geleias, recheios de tortas, patês, sopas, bolinhos, refogados e omeletes. Esse é o caso das cascas de melancia, banana, laranja, tangerina, folhas da cenoura, beterraba, salsão, couve flor, talos de salsinha, brócolis, couve flor e couve.

A casca do ovo, torrada e triturada, rende um ótimo adubo para as plantas, a parte branca da laranja é rica em pectina e fibras, ajuda a eliminar parte da gordura ingerida, a casca do abacaxi rende um ótimo chá digestivo. Deixar um limão lavado no congelador para ralar a casca (parte verde) na hora de preparar tortas, bolos e patês também é uma maneira simples e prática de aproveitamento.

Antes do consumo

É muito importante a higienização adequada: lavar em água corrente, deixar de molho em água com água sanitária (1 colher de sopa para cada litro de água) por 15 minutos, passar pela água corrente novamente e depois retirar o excesso de água. Deixar uma escovinha reservada só para esse fim também é conveniente (limpar cascas de abacaxi, abóbora, etc) e, se puder, dê preferência aos alimentos orgânicos.

Agora veja as receitas:

Bolo de casca de banana e chocolate

Geleia caseira de jabuticaba com casca

Geleia de casca de tangerina

Na busca por alimentos saudáveis podemos aproveitar melhor o que cada um tem para oferecer. Descubra novos sabores, saia do convencional, diminua o desperdício, aumente o consumo de nutrientes e crie receitas saudáveis para compartilhar com a família!

Gostou da nossa sugestão de consumo? Queremos saber a sua opinião!

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