O efeito detox do aspargo

Complementos que me dão Saúde ->
Eu preciso

Aspargo é valorizado como iguaria gastronômica e como medicamento há, pelo menos, 200 anos a.C.. Muito consumido na Europa; no Brasil seu consumo ainda é pequeno, por hábito alimentar ou pelo custo relativamente alto, começou a ser cultivado na década de 1930, adaptando-se ao clima do sul do país e as regiões mais frias do estado de São Paulo. Além de seu peculiar e saboroso paladar, o aspargo é muito citado em seu potencial no combate ao câncer e diversas propriedades medicinais e desintoxicantes.

A planta tem dois tipos de raízes: as carnosas que armazenam as substâncias de reserva e as fibrosas, que se encontram sobre as primeiras. 

Os benefícios dos aspargos para a saúde:

  • Contém uma série de substâncias antioxidantes, entre eles os carotenóides beta caroteno, luteína e zeaxantina. Este tem ação preventiva no câncer de mama, e diminuem o risco de doenças oculares como degeneração macular e catarata;

 

  • Possuem uma substância chamada fitoestrógeno, importante para atletas e para quem quer emagrecer. Para mulheres, age de maneira semelhante ao hormônio estrogênio, amenizando sintomas da menopausa;

 

  • Melhora o sistema imunológico por ser rico em vitamina C;

 

  • Rico em potássio que atua como regulador da pressão e da acidez do sangue, auxiliando também na digestão;

 

  • Rico em manganês, auxilia o metabolismo e tem ação antioxidante;

 

  • Possui propriedades diuréticas, combatendo a retenção de líquidos.

 

Na Dietoterapia Chinesa, o aspargo entra na categoria dos adocicados e amargos, tendo ação fisiológica energética nos seguintes aspectos:

  • Amargo: “Age no coração, intestino delgado e vasos sanguíneos. Nutre o sangue e acalma a mente, estimula a diurese e a eliminação de resíduos, promove sensibilidade para o tato e melhora as funções cognitivas e da fala.”;
  • Doce: “Atua no baço e no estômago, beneficiando a digestão e o metabolismo, tonifica a energia vital (QI), aquece, estimula o apetite, melhora deficiências nutricionais e harmoniza os demais sabores.”.

 

Sobre o autor

Augusto Castro é massoterapeuta, reikiano, aprendiz em bio construção, músico percussionista, cursa faculdade de filosofia, autodidata das terapias alternativas e mecânica quântica. Praticante de meditação, buscador dos princípios essenciais que regem o funcionamento do universo, explorador de novos jeitos de caminhar. Clique aqui para falar com ele.

Compre os itens desse artigo
Este post foi publicado em por