Fralda Ecológica: Mitos e verdades sobre a fralda de pano para bebês

Bicicleta Infantil de Equilíbrio ->
Seu filho merece!

Aos poucos a fralda de pano, nas mais diferentes versões, vem ganhando espaço novamente, e não é só por questões ambientais de sustentabilidade não. Alguns acreditam que as versões modernas são mais confortáveis, saudáveis, estilosas e econômicas. Vamos ver quais são os mitos e verdades sobre a fralda ecológica para bebês. Vem comigo!

Fralda ecológica para um mundo melhor

A questão ecológica é muito fácil de entender, afinal uma fralda descartável leva até 500 anos para se decompor, cada bebê usa em média 5.000 fraldas até os dois primeiros anos de vida, o material com que são feitas são altamente poluentes, assim como o descarte indevido das fezes que acabam indo parar nos lixões, sem tratamento apropriado.

Mesmo para quem vê com simpatia as questões ambientais, usar fralda de pano oferece algumas dúvidas a serem superadas.

A primeira coisa que vem à mente quando se pensa em usar fralda de pano nos bebês é o trabalho para lavar e passar, seguida de assaduras, mau cheiro, vazamentos, aflição do alfinete, dificuldade na hora da troca e preço. Vamos a cada questão!

Mitos e verdades sobre a fralda de pano

É difícil de lavar e dá muito trabalho?

Bem menos do que se imagina, no caso das fraldas modernas, cada fabricante tem suas próprias instruções de lavagem. De modo geral, é preciso fazer o descarte correto das fezes que é no vaso sanitário, tirar os resíduos de fezes ou xixi em água corrente e lavá-las com sabão de coco ou neutro, inclusive nas máquinas de lavar. Secá-las ao ar livre e dispensar a passada.

E o mau cheiro?

Usar vinagre branco no molho ou no ciclo da máquina no lugar do amaciante é um jeito simples e eficiente de lidar com a questão; o bicarbonato de sódio também pode ajudar.

É preciso usar alfinetes?

As versões modernas contam com soluções menos aflitivas, como velcros e botões. Algumas crescem com o bebê, com opções de botões que acompanham o desenvolvimento do neném, como as comercializadas na Morada da Floresta – uma baita economia no orçamento familiar.

São difíceis de colocar?

Os modelos modernos são tão práticos quanto as fraldas descartáveis e muito confortáveis para o bebê.

As fraldas de pano irritam mais a pele do bebê?

As fraldas de pano são mais frescas, permitem que a pele do bebê respire melhor e não causam irritação, desde que devidamente higienizadas com produtos adequados e muito bem enxaguadas, sem resíduos de produtos.

São ótimas opções para bebês com alergia aos componentes das fraldas descartáveis ou aos cremes e pomadas para assaduras, já que a fralda de pano praticamente dispensa o uso desses produtos.

Outra vantagem é que a hora da troca é facilmente identificada, evitando que o bumbum fique muito tempo em contato com xixi e cocô, o que acaba dificultando as assaduras.

Escapes e vazamentos a toda hora?

A fralda de pano quando bem colocada e no tamanho ideal do bebê (no caso das de tamanho único) são bastante seguras, alguns modelos contam com bolsos onde absorventes são acoplados aumentando a absorção e também contam com capas protetoras ou efeito impermeabilizante.

Aumenta a imunidade da pele do bebê?

Alguns acreditam que o uso de cremes anti-assaduras acabe por diminuir a imunidade/resistência natural da pele e, portanto deixando-a mais suscetível a irritações. A fralda de pano dispensa o uso desses produtos e seus efeitos indesejáveis.

Desfraldam mais cedo?

Acredita-se, ainda, que as crianças que usam fralda de pano acabam desfraldando mais cedo, têm mais percepção das suas necessidades e vão deixando a fralda de maneira natural e gradual.

Essas são algumas questões, se você está cogitando usar fraldas de pano no seu bebê procure ouvir o relato das mães que já o fazem, eles na sua maioria são animadores. Experimentar e ter o seu próprio relato também é muito interessante, a Ecco Mama oferece um teste com vários modelos que pode ajudar na decisão, assim como falar com seu pediatra sobre isso.

Qual é a sua experiência com as fraldas de pano?
Compartilhe conosco!

Fraldas ecológicas pense nesta opção!
Fraldas ecológicas
Este post foi publicado em por