Benefícios das frutas do inverno

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Kiwi, carambola, tangerina, mexerica e laranja contém vitaminas e minerais indispensáveis para enfrentar as doenças dessa estação e combater o frio. Descubra aqui todos os benefícios das frutas do inverno.

O kiwi

Pouco calórico, a ingestão de 100g de kiwi representa só 47kcal. Outro benefício do kiwi é sua riqueza em vitamina C (mais que a laranja !) e vitamina E, essencialmente presentes nas sementes da fruta. As vitaminas A e E tem uma forte ação antioxidante, que pode neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e o risco de doenças cardiovasculares.

O kiwi possui uma grande variedade de vitaminas do grupo B, especialmente as vitamina B6 ou piridoxina (que desempenha um papel importante na síntese dos neurotransmissores) e vitamina B9 ou ácido fólico (anti-anêmica).
Ele também é rico em minerais e fibras que estimulam o bom funcionamento intestinal.

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Refrigerante natural de kiwi. 

A carambola

Composto principalmente de água, a carambola tem um baixo valor energético. Ela possui, no entanto, uma boa dose de vitamina C e de potássio. Este sal mineral regula a frequência cardíaca e a pressão arterial e ajuda a manter um baixo nível de colesterol no sangue.

Cuidado : a carambola contém ácido oxálico. As pessoas que sofrem de insuficiência renal devem evitar comer essa fruta em grande quantidade.

Prepare um delicioso suco de carambola em 3 minutos!

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Suco de Carambola

A tangerina Ponkan

Mais que qualquer fruta cítrica, a tangerina Ponkan tem vitamina C que proporciona energia e tônus para o corpo. Ela possui também antioxidantes que permitem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e prevenir alguns tipos de cancros. Além disso, contém carotenóides que ajudam na saúde dos ossos e reduz os riscos de doença inflamatória no intestino.

Um chá de folhas de tangerina é ideal para ajudar a digestão e facilitar o sono.

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Tangerina Ponkan

A laranja lima

Bem conhecida, a laranja é rica em vitamina C: uma laranja média pode quase cobrir a ingestão diária recomendada! A laranja é a fruta de excelência no inverno, pois é nesta estação que a vitamina C é ideal para lutar contra o frio e o cansaço.

Menos conhecido, a laranja é também uma excelente fonte de cálcio. A presença de ácidos orgânicos na fruta desempenha um papel favorável na assimilação do cálcio. Os ácidos orgânicos excitam também as secreções digestivas e facilitam a digestão. Daí a vantagem de tomar um copo de suco de laranja depois de uma refeição em lugar da sobremesa.
Aprenda aqui uma deliciosa receita de salada de erva-doce e laranja lima .

laranja lima
laranja lima

E você, qual é sua fruta do inverno preferida? Compartilhe conosco seus gostos e suas receitas!

 

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