Melhores destinos Reveillon: Serra da Canastra

O Ano Novo está chegando e com ele o desejo de achar os melhores destinos para  viajar. Quer tranquilidade e contato com a natureza? Quer tomar banhos de cachoeiras e ter as mais belas paisagens ao seu alcance? Se você está cansado dos mesmos roteiros, confira aqui a nossa primeira sugestão de destino para passar o Reveillon 2018-2019!

Ecoturismo na Serra da Canastra

Localizada no sudoeste de Minas Gerais, é o local ideal para quem procura calmaria e quer deslumbrar-se com a riqueza natural da região. Famosa pelo relevo, pelas belas e conhecidas nascentes e pelo seu queijo típico, a região abriga o Parque Nacional da Serra da Canastra, que conta com as nascentes do Rio Araguari e do Rio São Francisco, um dos mais importantes rios brasileiros. Dentro do Parque Nacional, fundado em 1972 para proteger as importantes nascentes, encontra-se a cachoeira Casca D’Anta considerada a primeira grande queda do Rio São Francisco, com quase 200 metros.

Como a região é berço de diversos rios que ajudam a formar as bacias do São Francisco e do Paraná, são encontradas corredeiras e cachoeiras belíssimas. A paisagem típica do cerrado conta com campos rupestres com flores e plantas de rara beleza, além de espécies de animais em extinção como tucano-açu, tatu-canastra, lobo-guará e tamanduá-bandeira.

Gastronomia e aventura

A Serra da Canastra é a região produtora do queijo Canastra, produto típico, artesanal e feito de leite cru. É um parente distante do queijo Serra da Estrela, de Portugal, e tem sabor único e intenso. Considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é uma pedida obrigatória para quem visita a Serra da Canastra.

pao-de-queijo-mineiro-caseiro

É possível encontrá-lo em fazendas locais, mas existem duas que tem a produção mais confiável: Fazenda Agroserra, que fica no km 2 da estrada para o Parque Nacional e a Fazenda do Zé Mário, no km 4,5 da estrada Cachoeira do Cerradão, ambas na cidade de São Roque de Minas.

Onde se hospedar

Para se hospedar existem opções nas cidades próximas, como São Roque de Minas e Delfinópolis, com estruturas simples e rústicas. Para quem for se hospedar na virada do ano, as pousadas oferecem ceia de ano novo inclusa nos pacotes.

melhores-destinos-reveillon-serra-da-canastra

 

Prefere passar o final do ano na praia? Opa! Não perca nosso artigo de sobre as mil maravilhas da cidade de Paraty (RJ)!

Este post foi publicado em por