Tudo que você precisa saber sobre o Manjericão Roxo

Você já ouviu falar em manjericão roxo?

Além de ser uma erva de coloração bem bonita, dá um toque todo especial aos alimentos, já que ela é bastante aromática e saborosa. Além disso, o manjericão roxo possui diversas propriedades e nutrientes que proporcionam inúmeros benefícios a quem o consome. Por isso, neste artigo vamos trazer tudo que precisa saber sobre o manjericão roxo, detalhando sua origem, elementos e como ele pode ser positivo e saudável para as pessoas. Apresentaremos também informações e dicas para você conseguir encontrá-lo de forma mais prática para tê-lo em sua casa no dia a dia.

Vamos lá!

O que é manjericão roxo?
  • O manjericão roxo nada mais é do que uma erva híbrida criada na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, nos anos 1950.
  • Este manjericão é do gênero ocimus e da espécie basilicus, tendo como variedade de opala.
  • Ele é muito parecido com a variedade manjericão genovese.
  • Suas folhas são as partes mais aproveitáveis para o uso cotidiano.
  • Seu aroma é bastante agradável e deixa os pratos bastante saborosos, sendo recomendável a sua utilização para
    temperar saladas, além de legumes e peixes.
  • Sua aparência faz com que seja usado bastante também como peça decorativa, especialmente na finalização de pratos, proporcionando um visual bastante bonito e agradável.

manjericao roxo

Benefícios do manjericão roxo

Além de ser muito aromático e possuir uma aparência que dá um toque especial na decoração dos pratos, o manjericão roxo possui diversas propriedades que podem ser bastante positivas para quem consumir esta erva em quantidade significativa.
Por exemplo, por ser roxa, a planta é rica em antocianinas, que dá essa cor tão característica ao manjericão.
Essa substância é um antioxidante bastante importante para prevenir o organismo de doenças, protegendo o sistema imunológico e combatendo o envelhecimento precoce das células.
Outro ponto positivo é que ele possui propriedades digestivas, fazendo com que melhore o sistema digestório, combatendo náuseas e vômitos. Além disso, ajuda a evitar a formação de gases intestinais. É também um diurético muito útil para atuar contra problemas nos rins e na bexiga e para além disso pode ser ainda utilizado para a realização de um banho de manjericão.

 

manjericao roxo
Folhas de Manjericão Roxo  (Image de Christa )

Pessoas que possuem índice alto de açúcar no sangue podem ter essa erva como uma parceira para ajudar no controle.
Pesquisas recentes demonstraram que as folhas têm a condição de diminuir os níveis glicêmicos, combatendo a diabetes, que pode levar a problemas cardíacos e vasculares.
O manjericão roxo também é inimigo do colesterol, outro caso que, se descontrolado, pode levar a problemas no coração e nos vasos sanguíneos.  O seu consumo mostrou como resultado uma queda nos níveis de colesterol total, do LDL (o denominado colesterol ruim) e também das triglicérides. Ao mesmo tempo, promoveu um aumento do colesterol HDL, o chamado bom colesterol. Tudo isso aliado a uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos, que potencializam os efeitos da planta.
Mais um benefício: é uma arma poderosa contra o estresse, que nos afeta diariamente, não é mesmo? É trânsito, trabalho, família, estudos, contas a pagar…enfim, são tantas as obrigações, que às vezes tudo parece que vai explodir. É aí que entram as propriedades calmantes da planta, que tem sido cada vez mais utilizada para combater esse mal.
Também é bastante utilizado para chás de infusão, que ajudam a aliviar os problemas relacionados à menstruação, combatendo a cólica e o mal-estar decorrente do ciclo menstrual. A erva também é um potente aliado contra as dores musculares.
Para isso, você deverá fazer um chá de manjericão roxo com alecrim e álcool. Aplique essa mistura na região dolorida e massa uma massagem.

Onde comprar manjericão roxo

Adquirir o manjericão roxo é bastante fácil e vale a pena, seja para usos medicinais ou outros usos referidos acima como os banhos, chás e outros. Para comprar o fresco, procure em hortifrutis ou feiras. Ou se quiser plantar o seu próprio pé de Manjericão,  compre as sementes pela internet.

O Lar Natural possui um produto especial feito a partir do Manjericão. É o Óleo Essencial de Manjericão Natural- Aromaterapia Phytoterápica 10ml.
Esse óleo de manjericão foi desenvolvido para diversas questões do nosso corpo. Suas propriedades, totalmente naturais, ajudam a refrescar o corpo, acordar de desmaios e pode ainda ser utilizado para controlar a febre, promover uma respiração mais saudável, além de controlar algumas questões emocionais que estejam afloradas, acalmando a pessoa.
É indicado ainda para quem está com tosse, gripe, bronquite, sinusite, vômitos, cólica. Outra forma bastante interessante de uso é para retirar as placas dentárias, promovendo uma melhor higiene bucal. Para isso, basta diluir uma gota do óleo em meio copo de água e fazer bochechos sempre após as escovações.
Se você ter uma vida saudável e tranquila, adquira o Óleo Essencial de Manjericão Natural – Aromaterapia Phytoterápica 10ml clicando aqui! Aproveite, pois está com  21% de desconto por tempo limitado.

Esse artigo foi escrito pelo parceiro e amigo do Lar Natural, Jorge Silva!

 

Veja também outros artigos que podem te interessar:

Benefícios do Manjericão

5 Alimentos que podemos cultivar a partir de Restos de Comida

Faça sua horta de Temperos em Casa

Este post foi publicado em por