Manaus, muito mais que uma floresta!

Capital do maior estado do país, o Amazonas, Manaus é uma cidade cheia de belezas e aventuras, além disso, é umas das mais importantes reservas de biodiversidade do mundo.

Localizada na confluência dos rios Negro e Solimões, Manaus não é só a porta de entrada para a maior floresta tropical do mundo. Muita gente não sabe, mas além de ter um roteiro turístico incrível e variado, Manaus é também um importante polo industrial do Brasil.

Com a floresta amazônica à porta e um roteiro cultural riquíssimo, incluindo o Teatro Amazonas, Manaus oferece aos seus visitantes um cenário de contraste que mistura natureza, história e urbanismo em um único lugar.

O Lar Natural leva você para conhecer um dos roteiros turísticos mais belos do nosso Brasil.

Um pouco de história

Localizada às margens do rio Negro, Manaus foi fundada a partir de um pequeno arraial, formado em 1669, em torno do forte de São José do Rio Negro. Em 1833 o arraial foi elevado à categoria de vila e passou a se chamar Manaós. Mais tarde, em 24 de outubro de 1848, recebeu o título de cidade. 

O ponto culminante da cidade aconteceu com a descoberta do látex, em 1900. Após isso, Manaus se tornaria, por algum tempo, a cidade mais rica do país.

Após esse período de alta com o látex, a cidade ganhou um comércio de importados e depois o seu famoso polo industrial, que gera mais de 400 mil empregos diretos e indiretos, isso somente na capital do Amazonas.

Seus pontos mais conhecidos

De um lado cenários naturais magníficos, como por exemplo, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, do outro lado, uma arquitetura cheia de charme e história, com o Teatro Amazonas.

O encontro das águas

O encontro das águas é um dos fenômenos naturais mais belos do mundo. O encontro da água barrenta do Rio Solimões com a água negra do Rio Negro parece um quadro pintado à mão. Os dois rios ficam lado a lado sem se misturar, um fenômeno muito interessante causado pelas diferentes densidades e velocidades de suas águas.

Teatro Amazonas

Fundado em 1896, o Teatro Amazonas é uma das mais belas estruturas da cidade. Construído na época do látex, é considerado o símbolo da riqueza da cidade na época. Um passeio, com um guia, por dentro do teatro custa em média R$ 10, um investimento razoável, levando em conta que você poderá se maravilhar com essa bela construção e entender o significado de cada coisa que reside nesse lugar incrível.

Praia da Ponta Negra

A praia da Ponta Negra reúne inúmeras atrações, além da sua beleza natural, a praia que só se forma quando o rio está baixo, oferece shows e vários eventos culturais ao longo do ano. É um lugar que pessoas de todas as idades procuram para se divertir ou apenas para dar uma caminhada pelo calçadão.

Palacete Provincial

Outro lugar lindo e cheio de histórias também é o Palacete Provincial. Lá você vai encontrar cinco museus em um único lugar: Pinacoteca, Numismática, Imagem e Som, Museu Tiradentes e de Arqueologia, além, claro, de poder conhecer a Praça da Polícia, que fica logo em frente ao Palacete e é um espetáculo à parte.

Zoológico do CIGS

E para você que está viajando como os pequenos, nada como conhecer o zoológico da cidade, esse lugar reúne uma diversidade enorme de animais, o lugar ideal para levar as crianças.

As delícias da cozinha indígena

Tambaqui, tucunaré, pirarucu, jaraqui, tucupi, cupuaçu, graviola, açaí, tucumã, taperebá, buruti, mandioca e, claro, o famoso guaraná da Amazônia. São muitos os sabores da culinária amazônica.

É notável a presença da cultura indígena nos pratos típicos de Manaus, os peixes de água doce e a mandioca formam a base dos pratos mais típicos e saborosos desse cardápio rico e delicioso.

Se você for a Manaus, não deixe de provar o famoso pato ao tucupi e o tacacá que, para quem não conhece, é uma sopa feita como o caldo do tucupi, goma, camarão e folhas de jambu, que dão um toque todo especial no prato, essa folha anestesia levemente a boca. Não podemos nos esquecer da variedade de peixes e da forma de preparo: frito, cozido, na brasa, etc. que podem vir acompanhados de um delicioso pirão de mandioca à base de caldo de peixe ou um tradicional baião de dois.

Hospedagem

A cidade coloca à disposição dos turistas uma variedade de hotéis, pousadas e até alojamentos a preços bem acessíveis e variados.

Manaus é uma cidade repleta de diversidade e belezas, essas são apenas algumas de suas maravilhas, esse com certeza é um lugar que vale a pena conhecer.

Se você gostou deste artigo, poderá também se interessar por:

Ecoturismo no Amazonas!

Estrada real: o caminho do ouro!

O sabor e as influências da culinária indígena

E você: já foi a Manaus ou tem o desejo de conhecer esse lugar incrível? 

Este post foi publicado em por