Leite sem lactose? Conheça o leite de amêndoas!

Complementos que me dão Saúde ->
Eu preciso

A procura por produtos sem lactose é cada vez maior. Um dos mais procurados é o leite, então as prateleiras dos supermercados abriram espaço para as bebidas vegetais como leite de soja, leite de arroz e o saboroso leite de amêndoas. Conheça um pouco mais sobre esta opção para quem não pode ou não quer ingerir lactose e aprenda como fazê-lo em casa!

A diferença entre o leite e a bebida vegetal

As semelhanças físicas como consistência e cor e o uso que é feito destes produtos fazem com que eles ocupem, em geral, a mesma prateleira do supermercado; no entanto, as diferenças nutricionais são enormes! Uma das principais delas é que as bebidas vegetais são produtos sem lactose, um açúcar que o organismo só consegue digerir adequadamente na presença de uma enzima chamada lactase. Desta forma, as bebidas vegetais tornaram-se boas opções para substituir o leite tradicional. Mas é preciso lembrar que nenhuma bebida vegetal pode fornecer as mesmas qualidades nutricionais do leite como cálcio e determinadas proteínas, por exemplo. No mercado já é possível encontrar uma boa variedade destas bebidas como leite de chia, leite de soja, leite de arroz e uma das mais saborosas e comentadas atualmente: leite de amêndoas!

beneficios-amendoas
Fonte: Google

O leite de amêndoas

A consistência e a cor do leite de amêndoas são semelhantes as do leite, embora o sabor seja muito diferente. Mesmo assim, é considerado uma das melhores opções para substituir o leite e o creme de leite em receitas, e até para ser tomado puro no café da manhã ou no lanchinho da tarde. Muita gente prefere o sabor do leite de amêndoas, que é ligeiramente adocicado, ao do leite de soja e de arroz. Rico em vitaminas e minerais, o leite de amêndoas possui zinco, ácidos graxos, proteínas vegetais de excelente qualidade e ferro. Outra vantagem é que o leite de amêndoas feito em casa não perde em nada para o industrializado. Veja aqui como fazer este leite sem lactose!

Fonte: Google
Fonte: Google

Ingredientes

  • 200 g de amêndoas cruas (não podem ser torradas nem conter sal)
  • 1 l de água
  • 1 fava de baunilha sem sementes
  • 1 pitadinha de sal marinho
  •  2 colheres pequenas de mel

Como fazer

Deixe as amêndoas de molho em água de um dia para o outro. Depois, escorra as amêndoas e lave-as em água corrente. No liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata bem. Agora é só coar com uma peneira bem fininha ou pano limpo. Pode ser conservado em geladeira por até 3 dias! Lembre-se de consultar o seu médico antes de substituir o leite tradicional por uma bebida vegetal.

Se você gostou desta matéria, pode se interessar também:

Brigadeiro sem lactose

Alimentos que aumentam a imunidade

Receitas sem lactose para a Páscoa

Você tem ou conhece alguém que tenha algum tipo intolerância alimentar? Compartilhe conosco!


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de alimentação. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!

Compartilhe esta matéria pelo Facebook ou Google +

Este post foi publicado em por