Como lavar roupas de bebê

Limpeza Natural na Minha Casa ->
Eu Quero

Algumas mamães fazem questão de lavar todas as roupinhas do bebê à mão, já outras preferem a praticidade da máquina de lavar. Com os devidos cuidados e produtos adequados é possível, em situações normais, realizar bem a tarefa das duas maneiras.
Vamos ver algumas dicas de como lavar roupas de bebê. Vem comigo!

Recomendação dos pediatras

De forma geral os pediatras recomendam que no primeiro ano de vida as roupas dos bebês sejam lavadas com sabão de coco ou neutro, separadas das outras da casa. O procedimento deve começar antes mesmo do nascimento, todo o enxovalzinho deve ser lavado e passado nas últimas semanas de gestação, para evitar que fique acumulando poeira na gaveta. Veja nosso artigo: Alergias causadas pelas fibras das roupas novas.

Lavar à mão (pelo menos nos primeiros meses), manter bacias de uso exclusivo para essa finalidade, caprichar no enxágue (eliminar todo resíduo) e torcer usando uma toalha, são dicas de como higienizar e preservar as peças delicadas que são as roupinhas dos bebês.

O objetivo das recomendações é proteger a pele sensível do contato com produtos químicos como corantes, perfumes e substâncias que podem causar alergia respiratória, dermatite e brotoejas. Para bebês mais sensíveis, o ideal é buscar orientação com o pediatra.

Dicas de como lavar roupas de bebê à mão

1  – Mergulhe as peças na bacia com água, ensaboe e deixe de molho de 10 á 15 minutos. Se for um bebê ecológico, as fraldas de pano devem ser lavadas separadas das outras roupinhas, com uma bacia só delas. Veja as opções de fraldas ecológicas da Morada da Floresta e siga as instruções de lavagem dos fabricantes.

2 – Esfregue suavemente; se houver manchas ou no caso das fraldas de pano, use uma solução com vinagre branco e bicarbonato de sódio para tirá-las e higienizar. O vinagre branco é um ótimo substituto do amaciante, veja como fazer um amaciante de roupas caseiro, aqui!

3- Enxague até que não fique nenhum resíduo nos tecidos, esse é um dos principais responsáveis pelas alergias.

4- Secar em lugar arejado. Depois de secas as roupinhas devem ir para uma cesta, separadas das outras da casa, até serem passadas.

5-Passar do lado do avesso com temperatura média/alta, de acordo com o tecido. As fraldas ecológicas não são passadas!

À máquina

Se a opção é lavar à máquina, a recomendação de lavar separadamente das outras roupas ainda prevalece. Neste caso, o sabão de coco líquido ou em pó funciona melhor. A consultora doméstica Lucy Mizael nos ensina a preparar um sabão de coco eficiente e barato para usar na máquina de lavar roupa, basta ralar no lado fino as pedras de sabão de coco e armazená-las em um pote e usar na mesma medida que usaria o em pó.

Também é possível usar o bicarbonato de sódio na máquina, basta incluir ½ xícara no ciclo de lavagem – isso é especialmente bom para as fraldas de pano – assim como usar o vinagre branco no compartimento do amaciante, na mesma medida.

Use a máquina na opção “roupas delicadas” ou “roupas de bebê”, programe um enxague extra ou repita todo o ciclo do enxague para garantir a ausência de resíduos nas roupinhas.

Contribuiu com esse artigo Lucy Mizael, ela é personal organizer, consultora doméstica e estudiosa dos assuntos domésticos. Atualmente apresenta quadro na TV Gazeta/Globo ES, é comentarista na radio CBN Vitoria e Globo BH, palestrante e blogueira. Para falar com ela, clique aqui!

Imagem: Cute Baby Z (Reprodução)

Este post foi publicado em por