Herpes labial – como tratar naturalmente

Soluções Vindas da Natureza ->
Comprar Natural

O herpes labial é uma doença muito comum causada pelo vírus do herpes simples 1, provocando lesões nos lábios e na boca. É um vírus oportunista que se manifesta quando a imunidade baixa, e atinge boa parte da população.

 Ainda não se descobriu a cura, mas estudos mostram cada vez mais como aliviar os sintomas, acelerar a cicatrização, diminuir as crises e enfraquecer os episódios usando recursos naturais. O Lar Natural conta tudo para vocês!

 Crises de herpes labial – causas

As crises parecem estar relacionadas com episódios de estresse, fadiga, baixa imunidade, má alimentação, exposição exagerada ao sol, menstruação, depressão, atividade física extenuante, falta de sono reparador e medicação.

Todos esses fatores podem ser gatilhos para mais uma crise de herpes labial, que começa com uma sensação de formigamento e aquecimento do lábio. É nesse momento que os cuidados devem começar!

Tratamentos naturais

Existe um número enorme de tratamentos naturais que se dizem eficazes para aliviar os sintomas, espaçar e enfraquecer as crises, e até curar. Mas o que será que realmente funciona?

Lisina x arginina

Lisina e arginina são tipos de aminoácidos presente nos alimentos. Estudos apontam que a arginina favorece os episódios de herpes, enquanto que a lisina deixa o vírus mais quietinho e as crises mais fracas.

Sendo assim, é possível, evitando alimentos ricos em arginina como chocolate, amendoim, nozes, lentilha, aveia, etc., e aumentando o consumo de alimentos ricos em lisina como ovos, carne, frango, leite, etc., ou ainda suplementando conforme prescrição médica, conseguir esses resultados.

Extrato de própolis

O extrato de própolis tem tido destaque nas pesquisas como uma eficaz alternativa contra o vírus. Tanto que o mercado já desenvolveu pomadas específicas para herpes que contém própolis com melhores resultados que a pomada normalmente indicada.

O uso tópico do extrato também parece satisfatório, bem como via oral. Acredita-se que o uso do extrato de própolis é capaz de reduzir significativamente os episódios.

Óleos essenciais e fitoterápicos

Melaleuca

Poderoso antiviral, acelera a cicatrização das bolhas. Deve ser diluído meio a meio com óleo vegetal e aplicado sobre as lesões.

Óleo de copaíba 100% puro

Antiviral com ação cicatrizante, não precisa ser diluído para ser aplicado.

Equinacea purpúrea

Planta medicinal que fortalece o sistema imunológico, existem no mercado fitoterápicos com esse princípio ativo, de uso tópico que acelera a cicatrização e cápsulas que estimulam a capacidade do organismo de combater o vírus. Está sendo muito usado por portadores do vírus, que confirmam sua eficácia. Usar conforme recomendação.

Unha de gato

Gel à base da planta unha de gato tem poder cicatrizante e alivia o desconforto e a dor.

Chás

Os chás de gengibre, alho, verde, limão e erva cidreira tem propriedades antivirais e fortalecem o sistema imunológico.

Lembrem-se da importância de fortalecer o sistema imunológico com uma rotina de alimentação saudável e atividade física. Assim como, combater o estresse, utilizar protetor solar e trocar a escova de dente a cada crise de herpes labial, assim que as feridinhas sequem.

É importante não coçar nem tocar a lesão, qualquer aplicação deve ser feita com cotonete e lembre-se de redobrar a higienização das mãos.

Se você gostou das novidades, converse com seu médico sobre elas!

O que achou do nosso artigo? Compartilhe sua experiência com a gente!

Este post foi publicado em por