Guia para fazer repelente natural com óleos essenciais

Soluções Vindas da Natureza ->
Comprar Natural

Há uma infinidade de formas possíveis de combinar diferentes óleos essenciais para criar seu próprio repelente natural. E a parte mais legal: ficar com um cheirinho maravilhoso de planta. Veja o Guia para fazer repelente natural com óleos essenciais abaixo: 

Guia para fazer repelente natural com óleos essenciais
Foto: Ôh, She!

A listinha acima são os óleos essenciais mais frequentemente usados para afastar insetos, o que não significa dizer que sejam os únicos.

Clique aqui para comprar seus óleos essenciais: Lavanda, Limão, Hortelã pimenta, Citronela, Gerânio, Eucalipto, Patchouli, Copaíba, Tea-tree, Capim limão, Hortelã, Sálvia, Alecrim.

Como fazer:

Spray: Utilize 50 ml de álcool de cereais e 50 ml de água deionizada. Dilua 5% de óleos essenciais no álcool e adicione a água. Agite bem e borrife na pele e sobre a roupa. (O ferrão de alguns mosquitos podem ultrapassar tecidos finos, por isso é importante aplicar o repelente também nas roupas e lençóis).

Levando-se em consideração que 1 ml de óleos essenciais contém aproximadamente 20 gotas, para fazer um spray de 100 ml a 5%  você usará 100 gotas de óleos essenciais.

Um blend que adoro contra insetos = 30 gotas de gerânio + 45 de lavanda + 25 de patchouli

Com óleo carreador= Como os óleos tem o poder de fixação maior do que o álcool, para fazer esse repelente usando óleo vegetal como base eu gosto de usar a proporção de 3,5% de óleos essenciais (se for aplicar no rosto utilize de 1% a 2%).

Por exemplo. Escolha um óleo vegetal extra virgem de sua preferência como óleo de coco, jojoba ou amêndoas e dilua 3,5% de OE nele. Exemplo, para fazer essa receita usando 30 ml de óleo base ou carreador adicione 21 gotas de óleos essenciais.

Para que qualquer repelente tenha sua eficácia assegurada é necessária a reaplicação do produto em média a cada duas ou três horas.

coceira-picada-de-mosquito
Foto: Google

Atualização:

Depois que publiquei esse post descobri um site que calcula a quantidade de cada óleo essencial a ser usado num blend de forma segura para diversos tipos de produtos. Basta escolher a porcentagem de cada óleo essencial da sua preferência (totalizando um blend de 100% ), o tipo de produto no qual deseja usá-lo, neste caso escolha a opção insect repellents, e a quantidade a ser produzida. Depois é só clicar em calculate e escolher uma opção de diluição (mais leve, moderada, na média ou forte). Se o óleo essencial aparecer sublinhado de vermelho significa que ele possui alguma restrição de uso, isso costuma acontecer com os fotossensíveis. Para acessar a calculadora de óleos essenciais clique aqui

Precauções:

OE de capim limão repele mosquitos mas atrai abelhas. Não é indicado para peles muito sensíveis.

Assim como alguns alimentos podem causar alergia em certas pessoas, o mesmo pode ocorrer com o uso dos óleos essenciais. Para evitar que isso aconteça faça um teste de segurança antes. Dilua de 3 a 5 gotas do OE que for utilizar numa colher de sopa com o óleo carreador de sua escolha e aplique-o no antebraço. Cubra a área com uma gaze, caso haja algum sinal de irritação dentro de 24 horas suspenda o uso do OE e aplique o óleo carreador puro na área irritada.

Opte por usar os óleos essenciais fotossensíveis como os de limão e citronela no difusor de ambiente ao invés de diluí-los em soluções para a pele. Esses óleos em contato com a pele se expostos ao sol podem provocar manchas e até queimaduras.

Óleos essenciais não reagem bem com plástico e alumínio. Por isso, escolha frascos de vidro (de preferência escuro) para armazenar qualquer solução que contenha OE. Guarde-os em local fresco e ao abrigo da luz.

Esse site dá boas dicas para o uso de repelente natural em grávidas e bebês.

Idosos, crianças, lactantes e pessoas que sofrem alguma condição médica devem consultar um especialista antes de fazer uso de óleos essenciais.

Leia também:

Dengue: como se proteger
Citronela: solução ecológica contra mosquitos

Esse é um artigo da Gabriela Allegrini, uma jornalista baiana que acabou se apaixonando pela cosmética natural e design gráfico. Ela registra suas descobertas no blog www.ohshe.com.br


Aqui no LAR NATURAL há várias receitinhas e truques naturais para uma série de questões! Explore a nossa busca na lupinha e descubra muitas receitas e dicas!

A gente quer conhecer você de pertinho para conseguir fazer matérias na medida dos seus desejos e necessidades, então conte pra gente quais são as suas dúvidas de bem estar nos comentários. O que você quer ver nos nossos artigos e vídeos? Conte pra gente!

Clique aqui para assistir aos vídeos do Lar Natural no Youtube!