Gosta de móveis e decoração? Faça um pufe de pneus!

Minha Casa Sempre Ecológica ->
Comprar Sustentável

Se você é apaixonado por móveisdecoraçãojardinagem, enfim… por tudo que possa deixar o seu cantinho mais aconchegante, lindo e ecológico, este artigo é para você: aprenda, passo a passo, como fazer um pufe reaproveitando materiais como pneusfiltros de café de papel usado e tecido de chita! A artista plástica e Dra. em química pela Unicamp Elsa Cencig ensina como fazer este lindo artesanato que trará mais cor e personalidade à sua casa! Veja o passo a passo.

Você vai precisar de:

  • 2 pneus de cerca de 20 cm de altura e 60 cm de diâmetro. Elsa avisa que pode ser feito com pneus de outros tamanhos, sendo necessário apenas recalcular as proporções dos outros itens
  • Arame ou 3 parafusos com porca
  • Furadeira
  • Filtros de papel de café usados (sem a borra e secos ao sol), uma quantidade suficiente para cobrir bem as laterais dos pneus
  • Uma madeira cortada em formato circular no tamanho do vão do pneu.
  • Cola branca e cola para tecido
  • Manta acrílica e um pedaço do tamanho da madeira de tecido de algodão
  • Retalhos de chita ou um pedaço inteiro
  • Quatro rodízios e ripas de madeiras cortadas no tamanho da base do pneu
  • Alguns pregos
  • Rodinhas (opcional)
  • Verniz à base de água

Como fazer um pufe de pneus

Elsa também diz que, embora a arte de reciclar dê um pouquinho de trabalho, os resultados são belíssimos, tanto do ponto de vista estético como ambiental. Então, vamos lá, pneus ao chão!

1. Lave os pneus para remover toda a sujeira e deixe secar totalmente.

limpar-os-pneus

2. Faça 3 furos equidistantes em uma das faces de cada um dos pneus.

3. Superponha ambas as faces furadas dos pneus, unindo-as com os parafusos com porca ou com arame através desses furos.

4. Forre os pneus com os filtros de café cortados em pedaços médios. Você pode usar outro papel. Para reaproveitar os filtros, abra-os na linha da costura, tire a borra, deixe secar e com uma escova remova os resíduos de pó. Use a cola branca diluída com um pouco de água e espalhe com pincel em cada pedaço de papel até cobrir totalmente os pneus. Às vezes é necessário colocar mais de um pedaço de papel para a borracha ficar totalmente coberta. Passe outra mão de cola por cima do papel já colado no pneu. Deixe secar bem.

colocar-papel-na-borracha

5. Sobre a madeira, o assento do pufe, coloque a manta acrílica na quantidade necessária para ficar confortável. Use cola de tecido e pregos para deixar mais fixo, colocando por cima o tecido de algodão como uma capa antes da chita.

6. Por cima desta capa, fixe com a cola para tecido a chita. Pode ser em retalhos grandes e combinados. O acabamento é feito do lado da madeira que ficará para baixo.

fixar-a-chita-no-pneus

7. Fixe a madeira no pneu, utilizando pregos no lado interno do pneu, também pode reforçar com cola. Os pregos devem ser do tamanho adequado para manter a madeira fixa, sem atravessar a almofada.

8. Opcional: para deslizar com maior facilidade, coloque quatro rodízios suportados sobre madeiras afixadas com pregos ou parafusos no pneu inferior.

9. Acabamento com verniz à base da água para proteger a peça (principalmente sobre o papel de filtro de café). Pode ser fosco ou brilhante.

faça-pufe-de-pneus

Viu que lindo o pufe?! Se tiver alguma dúvida mande pra gente e a Elsa nos ajudará a respondê-las.

Este post foi publicado em por