Conheça o GOLDEN MILK, seus benefícios e aprenda a preparar

Meus dias mais tranquilos e saudáveis->
Eu quero

Uma bebida milenar proveniente da medicina ayurvédica, o golden milk mistura açafrão, cúrcuma e outras especiarias que oferecem benefícios ao corpo e à mente; aprenda a fazer essa bebida milenar aqui no Lar Natural


A medicina ayurvédica surgiu na Índia há mais de cinco mil anos. Ayurvédica significa “ciência da vida” e tem como filosofia o bem-estar integrado, que valoriza a harmonia entre o corpo, a mente e alma.
Uma receita importante para a Ayurveda, pois possui essa filosofia esse propósito, é a bebida Golden Milk:
Com textura de leite e de cor dourada, ele tem ganhado cada vez mais fama e popularidade.
Sua fama tem inspirado até novas receitas visando suas propriedades terapêuticas para trazer benefícios relacionados à saúde e longevidade. Isso porque o golden milk tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e antioxidantes, além de ajudar na imunidade e no controle da ansiedade.

O que é golden milk?
Foto: Essential Nutrition

O QUE É GOLDEN MILK?

Golden milk é uma receita milenar cujo nome faz referência à sua cor e também ao seu valor nutricional de ouro.
É uma bebida de leite (de coco, vegetal ou animal) e especiarias.
Naturalmente dourada pela presença da  cúrcuma, popularmente conhecida como açafrão-da-terra, que está muito presente na culinária indiana por suas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas. A curcumina, composto da cúrcuma, é indicada na Índia para qualquer doença imaginável, da gripe à inflamação, à depressão e até ao câncer.

Um bom exemplo para entender o que é golden milk é que, nas famílias indianas de todas as classes, ele é oferecido para as crianças ao primeiro sinal de um resfriado. Mas esse não é o único ingrediente poderoso de golden milk, já que seu mix de especiarias traz também o açafrão, a canela, pimentas preta e vermelha, cardamomo e leite. Geralmente servido quente, seu sabor é único e delicioso, com toque picante no início e final mais doce por conta do leite: a melhor forma de provar e entender o que é o golden milk.

PARA QUE SERVE
GOLDEN MILK?

Cada ingrediente da sua receita tem um papel importante na composição. Fica mais simples descobrir para que serve golden milk quando entendemos que sua combinação autêntica aumenta os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores que oferecem sensação de conforto e bem-estar, além de ajudar no controle dos sintomas de estresse e ansiedade. Ou seja: além de delicioso, golden milk serve também para auxilia a acalmar e pode ser um bom aliado para induzir o sono antes de dormir.

COMO E QUANDO
TOMAR GOLDEN MILK?

Golden milk pode ser consumido quente como substituto ao chá ou café, de manhã, tarde ou noite – e até junto com o café. Também pode ser usado em receitas como “ingrediente secreto” – fica uma delícia no risoto, pipoca ou no frango, por exemplo, por conta da cúrcuma.

Quando ingerido depois do almoço, ele ajuda na digestão e diminui a vontade de comer doces. Além disso, golden milk também pode ser consumido nos momentos de descanso para obter mais relaxamento, ou como um boost de imunidade pela manhã. Para oferecer todos os seus benefícios medicinais, seus ingredientes precisam ser naturais e concentrados.

BENEFÍCIOS DO GOLDEN MILK PARA A SAÚDE

Veja alguns dos inúmeros benefícios de golden milk para a saúde: é analgésico e detoxificante, equilibra os níveis de colesterol; contribui para a o bom funcionamento do sistema imunológico e cerebral, ajuda na digestão e no metabolismo energético; age no equilíbrio dos níveis de açúcar do sangue e ainda contribui no gerenciamento do peso ao reduzir a compulsão alimentar.
Com alto valor nutritivo, o Golden Milk reúne uma seleção de especiarias:

  • Cúrcuma: possui propriedades anti-inflamatórias e antibióticas e é indicada na Índia para qualquer doença imaginável, da gripe à inflamação, à depressão e até ao câncer. Pode atuar na melhora de doenças inflamatórias intestinais, como colite e gastrite. Pode se tornar uma alternativa natural no tratamento da osteoartrite, promovendo os efeitos benéficos sobre seus sintomas, como melhora da dor e locomoção.
  • Gengibre reforça a saúde digestiva e imunológica;
  • Canela é uma fonte de antioxidantes;
  • Pimentas vermelha e preta que atuam em sinergia com os demais ingredientes e ainda contribuem com suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas.
    Sua fórmula nutricional é rica em compostos bioativos que atuam em sinergia, proporcionam maior biodisponibilidade ao organismo. Ou seja, a associação destes ingredientes aumenta o poder de absorção, otimizando seus efeitos positivos.


Proteínas e aminoácidos
Foto: Essential Nutrition

RECEITA DE
GOLDEN MILK

Aprenda a fazer em casa essa superbebida indiana e deliciosa:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de açafrão-da-terra (ou cúrcuma)
  • 1/4 colher (chá) de gengibre (em pó)
  • 1/4 colher (chá) de cardamomo (em pó)
  • 1/4 colher (chá) de canela (em pó)
  • 2 colheres (sopa) de Água fervente
  • 2 xícaras (chá) de leite de coco (ou leite de amêndoas)

Modo de preparo:

Em uma tigela mediana, adicione e misture bem:
o mel, o açafrão, o gengibre, o cardamomo e a canela.
Em seguida, acrescente a água fervente e mexa para dissolver o mel.
Junte o leite.
Mexa e está pronto para ser consumido!

Se preferir, você também pode optar por versões prontas de golden milk nas versões sachê ou lata. Fique de olho na composição nutricional e pureza dos ingredientes para aproveitar todas as suas propriedades nutricionais sem adição de adoçantes artificiais, conservantes, aromas ou corantes.

Esse artigo é baseado no texto de nosso parceiro Essential Nutrition.
Veja aqui o artigo original e conheça a marca! Podemos garantir:
você vai gostar!


Este post foi publicado em por